A Samsung está investindo em nova moeda digital do Banco Central da Coreia do Sul, chamada de CBDC, em colaboração com o Banco da Coreia. Mas a grande novidade dessa moeda será o recurso de fazer movimentações de forma offline, por meio de seus aparelhos Galaxy.

O projeto inovador continua em fase inicial. A gigante de tecnologia afirmou nessa segunda-feira (15) que assinou o documento com o Banco Central para conduzir os estudos técnicos sobre a CBDC.

publicidade
  • A Samsung relatou que a nova moeda digital funcionará “offline”, ou seja, sem a necessidade de conexão de rede para completar transações;
  • A CBDC poderá ser movimentada entre proprietários de aparelhos Galaxy e até por smartwatches, graças a chip seguro que já existe nesses dispositivos;
  • Os pagamentos poderão ser feitos por meio da tecnologia de aproximação entre os dispositivos, segundo a Samsung.

Leia mais:

Os investimentos da sul-coreana nesse campo já acontecem publicamente desde o ano passado, quando a fabricante desenvolveu nova função ao aplicar a tecnologia NFC aos CBDCs – permitindo que os consumidores fizessem pagamentos com deus dispositivos, mesmo sem acesso a internet.

publicidade

“Estamos muito satisfeitos por ser o primeiro banco central a desenvolver a tecnologia CBDC offline em parceria com a Samsung”, afirmou Seungheon Lee, vice-presidente sênior do Banco da Coreia, em comunicado.

Por meio do estabelecimento deste MOU, esperamos que a República da Coreia continue a liderar o caminho no campo da tecnologia CBDC offline, setor que está sendo ativamente explorado pelos bancos centrais globais.

Seungheon Lee, vice-presidente sênior do Banco da Coreia, em comunicado

Quanto a segurança dos dados, a Samsung disse em um comunicado que, junto ao Banco da Coreia, deverão “continuar pesquisando como minimizar os riscos de segurança associados aos pagamentos offline, para oferecer suporte a transações confiáveis ​​em emergências, mesmo sem conexões de rede”.

publicidade

Avanço da moeda digital na China e nos Estados Unidos

A China e os EUA também estão investindo, simultaneamente, nos estudos das CBDCs com o intuito de facilitar as movimentações digitais e, como resultado, refletir na economia local.

A China já criou versão digital do yuan, moeda chinesa, e está testando-a em várias cidades. Enquanto isso, os EUA estudam a possibilidade de também desenvolver versão digital do dólar, mas sem previsão de lançamento.

publicidade

Com informações de CNBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!