Com uma caixinha de som barata da JBL e um celular Nokia antigo, seu carro pode ser roubado via ligação direta. É isso mesmo que você leu.

A tática vem sendo usada por bandidos franceses para realizar ligação direta em veículos que não possuem chave física, segundo a polícia local, que detectou a tramoia por acaso. Há informações de que a mesma técnica estar sendo usada nos EUA.

publicidade

Leia mais:

Contudo, a tática já pode estar sendo utilizada em mais países, pois há vídeos na internet que mostram como destrancar e ligar um carro com apenas esses dois dispositivos, além de haver venda do mecanismo em lojas europeias.

publicidade
  • A JBL, modelo Go3, é ligada a um cabo advindo do farol do veículo;
  • Com simples toques nos botões do dispositivo, as portas são abertas;
  • Como tais modelos não têm miolo para inserção de chaves, mas, sim, com a proximidade de uma “chave presencial”, já é possível dar a partida;
  • Já no caso do celular, o modelo usado é o Nokia 3310 (que possui o “Snake 2”, o “jogo da cobrinha);
  • Ele é conectado à central multimídia do veículo, que não liga, pois a chave não está presente;
  • Após selecionar algumas opções, a tela do celular exibe a mensagem “CONNECT. GET DATA”;
  • Ao apertar novamente o botão de ligar do automóvel, ele funcionará.

Como isso é possível?

A verdade é que os equipamentos são disfarces. Em ambas as carcaças, há interface que hackeia o sistema computacional do carro, se passando pela chave para liberar o acesso.

O UOL os encontrou à venda, já prontos para uso, custando até cinco mil euros, ou R$ 27 mil. Sabe-se de veículos Toyota, Lexus e Peugeot sendo invadidos assim, mas todos no exterior.

publicidade

Com informações de UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!