Quando a dra. Brittany Bankhead, cirurgiã que trabalha no Texas (EUA), conseguiu seu primeiro pager (também chamado de bipe), em 2011, sentiu como se estivesse entrando nas ligas profissionais. Embora ela tenha a opção de trocar seu pager por um aplicativo em seu celular, Bankhead não se separou da caixinha de bipes.

Leia mais:

publicidade

“É difícil explicar para quem está de fora o que significa estar no mundo dos pagers e por que temos uma relação de amor e ódio com eles”, contou a cirurgiã, em entrevista ao The Wall Street Journal. Sim, pagers ainda existem, assim como pessoas que ainda usam eles no dia a dia. Confira a seguir algumas histórias:

Pagers e seus entusiastas

Médica vestida com uniforme de hospital com pager pendurado na cintura
Dra. Brittany Bankhead, cirurgiã que trabalha no Texas (EUA), ainda usa pager (Imagem: TR Castillo/TTUHSC)

Pagers são uma espécie de “pré-celulares”. Dispositivos unidirecionais alertam operadora de que alguém está tentando contatá-los. A principal empresa de pagers dos EUA, a Spok, diz ter pelo menos 800 mil pagers em uso no país. Em 2004, eram 6,6 milhões.

publicidade

Há pessoas que simplesmente se recusam a largar seus pagers, incluindo alguns médicos e observadores de pássaros. Eles dizem que aparelhinhos permitem que eles separem partes de suas vidas de uma forma que celularem não fazem hoje em dia.

Além disso, apontam que a comunicação unidirecional de baixa tecnologia de um pager é menos perturbadora do que olhar para um telefone cheio de alertas e aplicativos.

publicidade

Histórias

Montagem de fotos de pager e homem observando pássaros na floresta usando telescópio em tripé
Rob Lambert, observador de pássaros e historiador ambiental da Universidade de Nottingham, também usa pager ainda (Imagem: Leslye Landau/Rare Bird Alert)

Dick Filby fundou o Rare Bird Alert, em 1991, para compartilhar notícias de avistamentos via pager no Reino Unido. Os pagers se mostraram a solução para o problema de compartilhar rapidamente avistamentos de pássaros com várias pessoas ao mesmo tempo.

Uma das melhores histórias que ele se lembra foi a respeito de um murrelet de bico longo. Esse pássaro geralmente vive na Ásia, mas tinha sido visto na costa de Devon. Um mega alerta foi enviado nos pagers e as pessoas se aglomeraram na área para tentar dar uma olhada.

publicidade

A empresa agora tem um aplicativo de telefone que imita a função do pager e pode fazer ainda mais, incluindo mostrar mapas e fotos de pássaros. Mas ele diz que alguns clientes ainda usam o pager.

Para muitos deles, a razão pela qual eles mantêm seus pagers é por causa dessa separação. É a separação de sua paixão com tudo o mais em seus celulares.

Dick Filby, fundador do Rare Bird Alert, em entrevista ao The Wall Street Journal

Um deles é Rob Lambert, observador de pássaros e historiador ambiental da Universidade de Nottingham. Ele usa seu pager para obter informações atualizadas sobre avistamentos de pássaros no Reino Unido.

Mulher segurando pager em linha de embalagem de empresa
(Imagem: Divulgação/Spok)

Nos hospitais, mensagens de texto via celulares ultrapassaram uso de pagers, de acordo com um estudo recente. Alguns médicos contam histórias horríveis sobre mensagens insistentes e inevitáveis ​​dos pagers.

Porém, a Dra. Meredith Barrett, professora assistente de cirurgia de transplante na Universidade de Michigan, ainda carrega um pager deslumbrante com joias de plástico brilhantes coladas.

Ela gosta da simplicidade da comunicação unidirecional, que permite que ela processe a página antes de responder. Isso lhe dá certo controle. Além disso, Bankhead contou que às vezes seu pager funciona em lugares onde seu telefone não funciona.

A cirurgiã do Texas também aprecia a divisão entre vida profissional e pessoal que isso proporciona. Seus filhos nunca o ouviram disparar, porque ela geralmente o mantém em seu carro ​​quando não está de plantão.

Com informações de The Wall Street Journal

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!