GM anuncia Cadillac Escalade totalmente elétrico; veja primeiras informações

A montadora anunciou um modelo elétrico de seu SUV de luxo da marca Cadillac; o EV será apresentado ainda nesse ano
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 22/05/2023 13h58
Cadillac Escalade IQ
(Imagem: Divulgação/ Cadillac)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A General Motors anunciou que está trabalhando em uma versão elétrica do SUV de luxo Cadillac Escalade, conhecido como Escalade IQ.

A empresa informou que o veículo será revelado ainda nesse ano e deverá ter os mesmos padrões de tecnologia e desempenho do modelo movido a combustível, que “dominou o segmento de SUVs de luxo nos últimos 20 anos”.

Leia mais:

A estratégia de nomenclatura IQ celebra a Cadillac, introduzindo um tipo diferente de EV no mercado — que funciona em conjunto com a vida cotidiana e os ambientes das pessoas. A designação IQ é a nomenclatura EV da Cadillac e estreou no LYRIQ (evento da empresa).

Cadillac, em comunicado.

O Escalade IQ se juntará aos outros EVs Cadillac, como o Celestiq e o Lyriq SUV. A medida é parte do plano da GM de tornar a Cadillac uma marca exclusivamente de EVs de luxo até 2030.

Conforme relatou a CNBC, a expectativa é que o Cadillac Escalade IQ use tecnologias de bateria da plataforma Ultium da GM.

A Ultium tem sido base dos atuais e futuros veículos elétricos da montadora, como o Equinox, Silverado e GMC Hummers.

Plano da GM para carros elétricos deve enfrentar dificuldades até 2025

  • A GM vem expandindo seu portfólio de carros elétricos pelo mundo, mas um detalhe importante pode desacelerar o crescimento deste leque de veículos: a fábrica de baterias não está acompanhando a promessa de lançamentos até 2025.
  • A promessa da GM, conglomerado que inclui as marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, além de Baojun e Wuling, na China, é de ter 1 milhão de veículos fabricados até 2025 nos Estados Unidos — todos eles elétricos.
  • O problema é que as três fábricas de baterias para carros elétricos da GM não devem produzir como esperado.

Com informações de The Verge e CNBC.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.