A Meta e a BMW anunciaram que progrediram no uso de realidade aumentada e realidade virtual em carros. Segundo empresas, avanços recentes podem aliviar quaisquer problemas de interação com objetos virtuais enquanto usuários se movem pelo mundo real em alta velocidade.

O que você precisa saber:

  • Meta e BMW exploram maneiras de fazer VR (realidade virtual) e AR (realidade aumentada) funcionarem num carro em movimento;
  • Empresas acreditam que essa tecnologia poderá revolucionar viagens em carros, trens e aviões;
  • Meta também informou que novo recurso pode aprimorar tanto entretenimento quanto produtividade dentro dos carros.

Acordo foi anunciado originalmente em 2021. Mas as duas empresas dizem que fizeram um grande avanço ao combinar dados do IMU (sensor de movimento inercial) de um modelo da BMW em tempo real com o sistema de rastreamento dos óculos do Projeto Aria da Meta.

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Assista abaixo ao vídeo sobre o avanço recente da Meta e BMW em realidade aumentada nos carros:

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Meta, BMW e realidade aumentada

Empresas, então, conseguiram transferir esse trabalho para o Meta Quest Pro para demonstração de VR (realidade virtual) e uso de realidade mista em carros em movimento.

De acordo com engenheiros da Meta, “o acesso ao preciso sistema de posicionamento 6DOF do carro pode nos permitir renderizar conteúdo virtual ambiental fora do veículo, como identificar pontos de referência e outros pontos de interesse”.

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Mark Zuckerberg disse, num vídeo postado no Instagram (rede social da Meta), que “as pessoas costumam me perguntar se podem usar o Quest enquanto estão no carro”. Assista abaixo:

Estamos trabalhando com a BMW para explorar como a tecnologia AR [realidade aumentada] e VR pode funcionar dentro de um veículo em movimento rápido. No futuro, acreditamos que tecnologia como essa pode levar a experiências de passageiros mais produtivas e divertidas na estrada.

Meta, em post publicado no blog da empresa

Próximos passos

Visão em primeira pessoa do banco de trás de uma BMW com óculos de realidade aumentada mexendo em tocador de música
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Segundo a empresa de Zuckerberg, essa tecnologia poderá revolucionar viagens em carros, trens e aviões. Meta acredita que pode abrir formas de comunicação, entretenimento e utilidade sem as mãos. “Dando-nos muito mais valor do que as telas e instrumentos que estamos acostumados a ver em veículos hoje”, acrescentou a empresa.

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No futuro, Meta espera continuar trabalhando com a BMW para alavancar recursos de percepção da máquina em carros modernos. Empresa também torce para recursos desenvolvidos nesta parceria serem “inestimáveis” para futuros modelos de óculos de realidade aumentada e assistentes personalizados de IA.

Novo aplicativo da Meta

Slide com demonstrações de aplicativo da Meta que junta Twitter com Instagram
(Foto: Reprodução)

Em outra frente, empresa de Mark Zuckerberg parece estar trabalhando num novo aplicativo, que juntaria conceitos do Twitter e Instagram. É o que revelou o boletim ICYMI, ao compartilhar um slide de marketing aparentemente vazado. Inicialmente, plataforma estaria sendo chamada de “novo aplicativo baseado em texto do Instagram para conversas”.

Neste aplicativo novo, usuários poderiam publicar textos de até 500 caracteres e anexar links, fotos e vídeos. Ainda de acordo com a apresentação vazada, pessoas poderiam fazer login com nome de usuário e senha do Instagram – e seguidores, nickname, bio e dados de verificação seriam importados automaticamente.

Com informações da Meta

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