A indústria dos consoles portáteis teve início nos anos 1976, após a criação do dispositivo Auto Race pela empresa Mattel. Em seguida, diversas fabricantes conseguiram popularizar os videogames de mão com o lançamento inúmeros jogos e aparelhos com funções inovadoras. Relembre, a seguir, seis videogames e consoles populares nos anos 2000.

Leia mais:

publicidade

1. Game Boy

1 - game boy
Divulgação: Nintendo

Embora tenha sido lançado nos anos 80 pela Nintendo, o console vigorou por muitos anos como um dos mais conhecidos pelos fãs de jogos portáteis. Por este motivo, ainda era comum encontrar crianças e adolescentes brincando com este dispositivo nos anos 2000. Os usuários jogavam diferentes games por meio de cartuchos, os quais carregavam o software do jogo e o exibia na tela monocromática. Para sua utilização, era preciso inserir pilhas e poderia ser levado para qualquer lugar devido ao seu tamanho reduzido. Dentre os jogos mais conhecidos, talvez o mais popular fossem os cartuchos de Pokémon.

2. Brick Game

2 - brick game
Reprodução: Amazon

Extremamente popular no Brasil nos anos 2000, o Brick Game era um console vertical inspirado no Game Boy. O eletrônico possuía uma tela bastante reduzida, monocromática, e carregada com vários jogos clássicos, como o Tetris, Arkanoid, Serpente, e muitos outros.

publicidade

3. Tamagotchi

3 - tamagotchi
Reprodução: Amazon

O Tamagotchi foi um joguinho/console lançado nos anos 1996, mas que durou por muitos anos na década de 2000. O joguinho prometia ao usuário a criação de um animal de estimação virtual (os Tamas), que precisava ter as suas necessidades atendidas (como alimentação, higiene, carinho, atenção, etc.), caso contrário, viria à óbito. Crianças e adolescentes brasileiros dedicavam muitas horas para mantê-lo vivo, o que influenciou o jogo a ser tornar um febre no país. O joguinho foi atualizado com os passar dos anos e disponibilizou, inclusive, a interação com outros aparelhos Tamagotchi.

4. Game Boy Advance

4 - game boy advance
Reprodução: Amazon

Fabricantes rivais da Nintendo tentaram desenvolver um console barato e com gráficos coloridos, mas acabaram com enormes prejuízos financeiros. A Nintendo, contudo, conseguiu atualizar o antigo Game Boy ao criar a versão Advance, a qual fornecia uma orientação horizontal, gráficos coloridos, maior interatividade com os jogos e baixo consumo de bateria. Tudo isso ajudou a popularizar o console, lançado em 2001. Além disso, o aparelho utilizava menos pilhas que sua versão anterior e ainda conseguia se conectar com o console de mesa da fabricante para trocar dados e desbloquear os níveis dos jogos.

publicidade

5. Nintendo DS

5 - nintendo ds
Reprodução: Amazon

Ainda convicta na liderança de consoles portáteis, a Nintendo lançou (em 2004) o console DS que unia designs com os quais já estávamos acostumados a uma nova experiência de imersão. Isso porque o videogame possuía duas telas para se concentrar no jogo, sendo uma destas telas com sensibilidade ao toque: era possível usar o dedo ou uma caneta específica para selecionar as configurações desejadas no game. O usuário ainda contava com os jogos mais famosos da empresa, como Mario, Zelda, e Donkey Kong.

6. PSP

6 - playstation portable PSP
Reprodução: Amazon

O PSP ou PlayStation Portable também foi lançado em 2004, a fim de competir diretamente com a Nintendo. O console trazia um visual mais moderno para os jogos portáteis, tela com orientação horizontal, acesso à internet via Wi-Fi, ferramentas de entreterimento, jogos com padrão gráfico do PS2, e uma ótima biblioteca de jogos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!