Uma pesquisa realizada na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, apontou método para enganar o cérebro e desviar a vontade de consumir alimentos, como forma de contrariar os estímulos visuais disparados o tempo todo em anúncios e propagandas.

O estudo analisou a forma que o cérebro reage ao receber imagens de comidas prontas, como os anúncios de fast-foods, para desenvolver formato para combater esse estímulo e controlar o apetite. Os pesquisadores descobriram que um dos possíveis mecanismos para driblar essa vontade é ver a mesma imagem mais de 30 vezes, resultando na sensação de saciedade.

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Em nossos experimentos, mostramos que, quando os participantes viram a mesma imagem de comida 30 vezes, eles se sentiram mais saciados do que antes de ver a imagem. Os participantes que viram a imagem muitas vezes também escolheram porção menor do que aqueles que só tinham visto a foto três vezes, quando posteriormente perguntamos sobre o tamanho da porção que eles queriam.

Tjark Andersen, do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Aarhus

O pesquisador também destaca que a reação de se sentir cheio sem consumir nada é natural, e que a forma que pensamos sobre a comida influencia diretamente em nosso apetite. “Seu apetite está mais intimamente ligado à sua percepção cognitiva do que a maioria de nós pensa. Como pensamos sobre nossa comida é muito importante”, afirmou Andersen.

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Qual o segredo?

A resposta está no cérebro. Os resultados dessa pesquisa são justificados pela teoria da cognição fundamentada. Um exemplo dessa teoria é: se alguém coloca os dentes em uma maçã, os estímulos cerebrais gerados são os mesmos que se o indivíduo tivesse mordido a maçã. “Você receberá resposta fisiológica a algo em que apenas pensou. É por isso que podemos nos sentir totalmente satisfeitos sem comer nada”, disse Tjark.

  • A pesquisa contou com mais de mil participantes de forma online;
  • Primeiro, eles mostraram uma foto apenas de M&Ms laranja. Alguns participantes viram a foto três vezes, outros 30 vezes; o grupo que viu mais vezes se sentiu mais saciado;
  • “Eles tiveram que responder quantos M&Ms, entre um e dez, queriam. O grupo que tinha visto 30 imagens de botões de chocolate laranja escolheu quantidade menor do que os outros dois grupos;
  • Depois, os pesquisadores repetiram o experimento com cores diferentes, mas o resultado foi o mesmo;
  • Em seguida, os M&Ms foram substituídos por Skittles, por possuírem sabores variados;
  • “Se a cor não desempenhou um papel, deve ser o sabor imaginado. Mas também não encontramos nenhum efeito importante aqui. Isso sugere que mais parâmetros do que apenas cor e sabor precisam mudar antes que possamos causar um efeito na saciedade”, disse o pesquisador.

O grupo da Universidade de Aarhus não é o primeiro a alcançar essa descoberta, mas foram além que os demais entusiastas. Eles conseguiram apontar quantas repetições são necessárias para gerar a sensação de saciedade, e se ela é removida em casos de variação de imagens.

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“Sabemos de estudos anteriores que imagens de diferentes tipos de comida não têm o mesmo efeito sobre a saciedade. É por isso que você pode se sentir realmente satisfeito após o prato principal, mas ainda sobra espaço para a sobremesa. Doces são um tipo de comida completamente diferente”, relatou o pesquisador.

Com informações de MedicalXpress

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