Local do acidente com sonda japonesa na Lua é descoberto

O modulo de pouso fracassou em sua aterrissagem, e agora imagens de orbitador revelaram onde foi o local do acidente
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 24/05/2023 21h13, atualizada em 25/05/2023 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No dia 25 de abril, o módulo de pouso Hakuto-R falhava na sua tentativa de aterrissar na Lua, agora imagens de um orbitador lunar da NASA pode ter encontrado o local do acidente.

O Hakuto-R é uma espaçonave japonesa da empresa espacial privada ispace. O módulo de pouso foi lançado em dezembro de 2022, e sua tentativa de aterrissagem aconteceu apenas no mês passado.

Carregando um pequeno rover Rashdi dos Emirados Árabes Unidos, se bem sucedido, se tornaria a primeira missão privada e o primeiro veículo construído no Japão a pousar na Lua.

No entanto, alguns momentos antes do pouso que aconteceria na Cratera de Atlas, a comunicação com a espaçonave foi perdida. Mais tarde a equipe do ispace por trás do lander anunciou que a aterrissagem não aconteceu como esperado.

Leia mais:

Fotos do local do acidente

Já no dia seguinte o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) fotografou os locais em torno de onde aconteceria o pouso, e a equipe de câmera do orbitador começou a procurar pelos vestígios da Hakuto-R.

A busca revelou quatro pontos brilhantes e algumas pequenas mudanças na superfície lunar que não estavam no local antes do acidente, provavelmente se tratando de fragmentos da espaçonave.

As imagens mostram o local do acidente antes e depois. Os quatros pontos mais claros demarcados por A, B, C e D provavelmente são fragmentos da espaçonave Hakuto-R (Credito:NASA/GSFC/Arizona State University)

A característica central na imagem acima mostra vários pixels brilhantes no canto superior esquerdo e vários pixels escuros no canto inferior direito. Isso é o oposto de pedregulhos próximos, sugerindo que pode ser uma pequena cratera ou partes diferentes do corpo da sonda.

Equipe de pesquisadores em comunicado

Agora, a equipe planeja continuar observando o local detalhadamente durante os próximos meses a partir de diferentes geometrias de visualização e iluminação, a fim de confirmar se os pontos brilhantes são realmente fragmentos da Hakuto-5.

Mesmo com o fracasso da Hakuto-5, a empresa japonesa já planejando suas próximas missões lunares que pretende reparar os erros de pouso. A previsão é que a ispace lance mais duas espaçonaves para lua, em 2024 e 2025.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.