A Meta desenvolveu uma tecnologia de conversão de texto em fala com Inteligência Artificial (IA) capaz de identificar e reproduzir mais de 4 mil idiomas. Para isso, a empresa controladora do Facebook e do Instagram usou nada mais, nada menos do que a Bíblia.

Leia mais:

IA e a Bíblia

A intenção da empresa é usar os textos religiosos da Bíblia para aprender outros idiomas e preservar as línguas do mundo através da IA. Nisso, a Bíblia é fundamental, já que foi traduzida para diversos idiomas.

Coletar dados de áudio para milhares de idiomas foi nosso primeiro desafio porque os maiores conjuntos de dados de fala existentes cobrem no máximo 100 idiomas. Para superar isso, nos voltamos para textos religiosos, como a Bíblia, que foram traduzidos em muitos idiomas diferentes e cujas traduções foram amplamente estudadas para pesquisas de tradução de idiomas baseados em texto.

Meta

Ainda, a Meta afirma que “muitas das línguas do mundo estão em perigo de desaparecer” e que a tecnologia atual pode facilitar esse conhecimento.

publicidade
meta
Objetivo da Meta é preservar línguas e idiomas em desuso (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Idiomas

  • Segundo o Lingua Language Center do Broward College, existem mais de 7.100 línguas vivas e a Meta quer ir além das 100 que têm em seu banco.
  • A pesquisa da empresa obteve textos e gravações de áudios dos aplicativos FaithComesByHearing.com, GoTo.Bible e Bible.com.
  • Foram coletados textos e mensagens em mais de 6.255 idiomas e dialetos.
  • Apenas na leitura do Novo Testamento, foram mais de 1.100 idiomas, que renderam em média 32 horas de conteúdos por idioma.
  • A maioria das gravações vindas dos aplicativos eram em vozes masculinas, o que pode dificultar a vida da Meta em reproduzi-los, mas a empresa afirmou que é possível transformá-los em vozes femininas.
Inteligência Artificial e Cérebro Humano
IA pode ajudar a preservar mais de 7 mil idiomas (Foto: Reprodução)

Riscos

Em uma publicação no site da Meta, a companhia afirma que há o risco da visão de mundo transmitida pela Bíblia enviesar a IA e o aprendizado de máquina.

A empresa, porém, garantiu que os modelos treinados a partir da Bíblia “exibem apenas um pequeno viés em comparação com os modelos de linha de base treinados em outros domínios”.

Com informações de Decrypt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!