Pesquisadores da SentinelOne identificaram um grupo de hacker brasileiros que atacou mais de 30 instituições financeiras de Portugal com um malware de roubo de informações.

O que você precisa saber:

  • A campanha maliciosa foi nomeada de “Operação Magalenha” e começou a ser rastreada no início de 2023;
  • De acordo com os pesquisadores Aleksandar Milenloski e Tom Hegel, usando o malware, os hackers conseguem “roubar credenciais, exfiltrar dados ou informações pessoais de usuários e obter controle total sobre as máquinas infectadas”;
  • Com essas práticas, há possibilidade que outros grupos de cibercriminosos ou espionagem se aproveitem das informações obtidas;
  • A origem da campanha foi identificada ao analisar os arquivos e diretórios que usavam o idioma português do Brasil.

Leia mais:

publicidade

Como as instituições são infectadas

Hacker usando notebook e olhando para tela de computador numa mesa num cômodo escuro
(Imagem: Maksim Shmeljov/Shutterstock)

O malware é distribuído através de e-mails phishing se passando por organizações importantes do país – por exemplo: EDP (Energias de Portugal) e AT (Autoridade Tributária e Aduaneira).

Após o dispositivo ser infectado, o malware usa o script VB (Visual Basic) – uma linguagem de programação comum – para executar um carregador de malware, que carrega duas variantes do backdoor “PeepingTitle”.

publicidade

Backdoor é um método bastante usado por hackers para contornar medidas de segurança e obter acesso a um sistema de forma remota.

A Sentinel Labs explicou que os códigos são usados para distrair o usuário enquanto o malware é baixado e roubam suas credenciais das instituições afetadas. Em seguida, o código direciona a vítima para um site falso.

publicidade

Os pesquisadores explicam a atuação dos backdoors PeepingTitle:

Com a primeira variante PeepingTitle capturando a tela inteira e a segunda capturando cada janela com a qual um usuário interage, essa dupla de malware fornece ao agente da ameaça uma visão detalhada da atividade do usuário.

Aleksandar Milenloski e Tom Hegel, pesquisadores da Sentinel Labs.

Com informações de Bleeping Computer e Hacker News

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!