Os elefantes são alguns dos animais mais socialmente complexos do planeta e a vida em cativeiro acaba limitando a relação deles com outros indivíduos. No entanto, de acordo com um novo estudo, eles parecem ficar felizes na companhia de visitantes.

A pesquisa foi recentemente publicada na revista Animals e foi coordenada por cientistas ingleses das universidades de Nottingham Trent e Harper Adams. Foi realizada uma análise quantitativa de artigos anteriores sobre o comportamento dos elefantes em zoológico que revelou que eles reagem positivamente a visitas de humanos.

A equipe encontrou resultados significativos em relação aos elefantes, com atividade social entre os animais aumentando e [comportamentos] repetitivos – muitas vezes indicando tédio nos animais – diminuindo durante a alimentação pública

Pesquisadores em comunicado a imprensa

Leia mais:

Tédio e ações repetitivas dos elefantes e outros animais

Análises sobre os comportamentos repetitivos e a relação com o tédio animal foram amplamente debatidas na última década. Em 2017, a psicóloga e especialista em trauma de chimpanzés, Stacy Lopresti-Goodman, descreveu alguns dos comportamentos animais, incluindo os elefantes, quando estão entediados.

publicidade

De acordo com ela, a vida de tédio no cativeiro pode levar os animais a depressão e levar a comportamentos repetitivos como andar de um lado para o outro e até mesmo automutilação, como mordidas, devido à falta de estímulos sociais, cognitivos e ambientais.

Quanto ao comportamento dos elefantes, os pesquisadores perceberam que quanto mais pessoas acompanhavam a alimentação pública realizada com eles, mais os comportamentos repetidos eram abandonados, e eles chegavam até mesmo a realizarem hábitos saudáveis, que persistiram mesmo após a visitação.

Além dos elefantes, animais como pinguins, onças, ursos e chitas também demonstram ficar mais felizes com humanos. Enquanto marsupiais, avestruz e ouriços pareciam ser completamente indiferentes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!