Nem os maquiadores estão a salvo da IA; vídeo impressiona

De maquiadores a figurinistas, profissionais temem que avanços da IA mirem o fim dos trabalhos voltados à criatividade
Pedro Spadoni26/05/2023 15h16
Montagem com cena original de filme e cena com maquiagem feita por IA
(Imagem: Reprodução/Vimeo)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Por um lado, o avanço a galope da IA (inteligência artificial) generativa – tecnologia do ChatGPT, por exemplo – traz ferramentas que deixam “ser criativo” cada vez mais fácil. Por outro, os profissionais que trabalham com criatividade temem por seus empregos. Dessa vez, os maquiadores estão de cabelo em pé.

O que você precisa saber:

  • Usuários realizaram experimentos com IA generativa (tecnologia do ChatGPT, por exemplo) em maquiagens e figurinos;
  • Atualmente, resultados são rudimentares, mas demonstram potencial de “pegar” entre profissionais dessas áreas;
  • Empresas defendem que avanços recentes da IA generativa servem para facilitar trabalhos relacionados à criatividade, mas profissionais temem por seus empregos.

Isso porque vídeos de ferramentas com IA que viralizaram nas redes sociais nesta semana mostram um fluxo de trabalho no qual dá para mudar a maquiagem das pessoas em vídeos. As ferramentas também permitem alterar as roupas das pessoas com um clique.

Leia mais:

O fim dos maquiadores está próximo?

A indústria cinematográfica acredita que trabalhos manuais, como figurinistas, designers de cenários e maquiadores, estão a salvo do advento da IA ​​generativa. Bom, assista a este vídeo, que mostra como funciona a maquiagem gerada por IA, e pense novamente:

O autodenominado diretor criativo de inteligência artificial, Freddy Chávez Olmos, usou várias ferramentas para criar o vídeo. Entre elas, estão: Leonardo.Ai, um conjunto de produção de IA para criação de conteúdo, e EbSynth, que remodela videoclipes inteiros apenas pintando sobre um único quadro.

Ele modificou a filmagem existente de um filme comercial, mudando completamente a composição dos atores nele. Não foram necessários equipamentos complexos. Em breve, será tão fácil de usar em ambientes de produção quanto um filtro de embelezamento do TikTok.

Claro, esses são apenas pequenos clipes e mostram exemplos de maquiagem de imagens de terror. A tecnologia atual pode não estar pronta para uma produção completa e pode não ser rentável agora. Mas será, eventualmente.

Isso mostra para onde as coisas estão indo: um futuro em que qualquer um poderá modificar a maquiagem do rosto de uma pessoa, desde a sutileza de um look matinal até estilo Freddy Krueger.

E dos figurinistas?

Também viralizou, numa rede social, um experimento com roupas usando o gerador de vídeo Gen-2 da Runway. Quem o conduziu foi um autodenominado “AI/3D/Artista Digital/Lançador de Gritos/Ator de Voz/Twitch Streamer/Fã de Anime/Animador/Pai”, chamado Timmy. Veja abaixo:

Segundo sua descrição, ele encontrou uma composição de que gostou e a usou como ideia, combinada a diferentes imagens de roupas. O resultado é o que você pode ver acima: mudanças instantâneas de figurino.

O usuário também avisa que levará algum tempo para mudar o personagem e a composição. Mas dá para ter uma ideia de para onde estamos indo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.