Para a campanha do Mês da Conscientização sobre Motocicletas, em parceria com a Ogilvy Cape Town, a Volkswagen da África do Sul criou o “The Blind Spot” (O Ponto Cego) — instalação que ilustra a importante questão de segurança pública envolvendo os automóveis. Como parte da estratégia, a VW utilizou a tinta mais preta do mundo na instalação.

A África do Sul registra uma das maiores taxas de acidentes de trânsito do mundo — motivo pelo qual a empresa escolheu o país para promover a campanha sobre as tecnologias de segurança dos veículos. Durante a exibição, as instalações visuais apresentam alvos que fogem do campo de visão dos motoristas por estarem localizados no ponto cego do automóvel.

publicidade

Leia mais:

“As concessionárias ficam geralmente lotadas de carros, então precisávamos inovar o espaço com algo que realmente chamasse a atenção do público”, afirmou Alex Goldberg, diretor criativo da Ogilvy. “Quanto maior a instalação, maior a revelação quando as pessoas descobriram o que estava escondido à vista de todos.”

publicidade

“Apresentando o monitor de ponto cego. Um dos muitos novos recursos inovadores no sistema de segurança Volkswagen IQ.DRIVE. Usando sensores de radar avançados, o Blind Spot Monitor vê o que você não vê e o alerta sobre perigos potenciais por meio de exibição de luz no retrovisor lateral”, descreveu a Volkswagen no YouTube. Veja:

publicidade

No vídeo, pela visão centrada, não é possível ver além do ponto escuro. Mas, conforme a imagem se desloca para a lateral, imagens de pessoas acidentadas começam a surgir — simbolizando os possíveis acidentes provocados por motoristas por não ter visão do campo em questão.

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

  • A tinta escolhida para ser usada na instalação é destaque por ser capaz de absorver até 99% dos raios de luz, além de esconder esculturas à vista de todos;
  • A VW colocou as instalações nas principais concessionárias e conferências da empresa;
  • Focada em ajudar os motoristas a evitar acidentes com objetos no ponto cego, o conceito do projeto levou seis anos para ficar pronto.

Para garantir que as instalações fossem o mais realista possível, trabalhamos com designers de produtos especializados para desenvolver réplicas precisas em escala daqueles que correm maior risco na estrada – motoristas de entrega de alimentos e ciclistas.

Alex Goldberg

Com informações de Muse by Clio e B9

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!