Nicolas Cage finalmente viverá o Superman. Depois de um filme que não deu certo na década de 1990, o ator fará uma participação especial como o herói em “The Flash“. A informação foi confirmada pelo próprio diretor do longa, Andy Muschietti, em entrevista à Esquire.

Nicolas Cage como Superman

Nicolas Cage daria vida ao Super-Homem em 1998, no filme “Superman Lives”. O longa seria dirigido por Tim Burton, que, na época, estava em ótimo período: havia encabeçado “Batman (1989) e “Batman: O Retorno” (1992). Os filmes arrecadaram mais de meio bilhão de dólares.

publicidade

Leia mais:

Além disso, ele havia ganhado o Oscar por “Despedida em Las Vegas” (1995), mas nada disso foi suficiente para tirar o filme do papel.

publicidade

“Superman Lives”

  • O desejo de realizar “Superman Lives” partiu do produtor Jon Peters, que já havia trabalhado na dobradinha de “Batman”;
  • Quando decidiu deixar o cargo na Warner Bros., ele adquiriu os direitos do personagem mais rápido do que o estúdio e o plano era fazer sua versão do filme;
  • De acordo com Kevin Smith, um dos roteiristas de “Superman Lives”, o longa foi pensado para reiniciar a trajetória e a imagem do Super-Homem nos cinemas, e Nicolas Cage e Tim Burton só se uniram ao projeto um tempo depois;
  • Na direção de Burton, o filme seria assumidamente peculiar: Clark Kent não teria uma beleza padrão e “certinha” como os anteriores;
  • Em entrevista à Variety, Cage, inclusive, revelou que sua versão seria um “Superman realmente diferente, com um ar emo”.

Nicolas Cage chegou a testar os figurinos para o Superman (Imagem: Divulgação)

Desenvolvimento

Já no desenvolvimento do projeto, Kevin Smith se inspirou nos quadrinhos “A Morte do Superman” para redigir o roteiro. Porém, Tim Burton queria algo inovador, não uma mera adaptação.

publicidade

Entre as vontades de Burton, estavam uma reformulação total do traje do Super-Homem, abandonando o vermelho e azul, e a gravação em Londres, longe do lar do Super-Homem. Já Jon Peters queria um vilão que se parecesse uma aranha gigante e Clark Kent lutando kung-fu em cena.

Como o roteirista Wesley Strick, que já havia trabalhado com o diretor em “Batman: O Retorno”, revelou no documentário “The Death of ‘Superman Lives’: What Happened?”, Burton e Peters sempre tiveram divergências criativas. Segundo ele, o produtor tinha ideias que o diretor não concordava – e vice e versa.

publicidade

Nicolas Cage, assim como Tim Burton, nunca descartou o retorno para o personagem (Imagem: Divulgação)

Cancelamento

  • “Superman Lives”, então, foi cancelado no dia em que Nicolas Cage fez o teste de câmera para o herói;
  • Isso aconteceu apenas três semanas antes do início das filmagens;
  • Nesse tempo, o projeto já tinha arrecadado US$ 12 milhões só para a pré-produção, mas a Warner Bros. decidiu voltar atrás no investimento;
  • Segundo Peters, o motivo foi a criatividade excessiva de Burton e a estreia abaixo do esperado do último filme do diretor, “Marte Ataca” (1996).

the flash
Andy Muschietti, diretor de The Flash, afirmou que o Superman de Nicolas Cage será apenas uma participação especial (Imagem: Divulgação/DC Studios)

Filme ainda pode acontecer?

Tim Burton, porém, não desistiu da possibilidade. É impossível saber como o filme teria se saído na época, mas, no documentário, o diretor não nega a vontade de ainda produzir ‘Superman Lives”.

Visite-me quando eu estiver com uns 90 anos, e eu estarei aqui dizendo: ‘Eu ainda vou fazer isso, eu vou fazer isso.’

Tim Burton

Com informações de UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!