Uma scooter elétrica esportiva. Esse é o conceito da F200, anunciada pela marca chinesa Yadea, que contou com parceria da Porsche para o design da motinha. Essa scooter elétrica é a aposta da marca para “atacar” o mercado europeu.

Para quem tem pressa:

  • A marca chinesa Yadea anunciou a scooter elétrica esportiva F200, com motor potente (para a categoria) e design da Porsche;
  • Fabricante apontou que a F200 vai ser o modelo mais potente da sua caregoria;
  • Os motores elétricos da motinha têm um segredo que dobram sua potência “oficial”;
  • A F200 é a aposta da Yadea para “atacar” o mercado europeu, mas preço e disponibilidade da scooter elétrica ainda são um mistério.

Embora a motinha ainda não tenha sido lançada oficialmente, com seu preço e disponibilidade ainda envoltos em mistério, suas especificações técnicas são promissoras.

publicidade

Leia mais:

Nova scooter elétrica

Scooter elétrica F200, da Yadea, com farol aceso e sob holofote num galpão escuro
(Imagem: Divulgação/Yadea)

De acordo com a Yadea, a F200 será o modelo mais potente da categoria L3e – isto é, scooters elétricas com desempenho semelhante aos equivalentes movidos a gasolina de 125 cavalos de potência.

publicidade

Seu desempenho é limitado para cumprir os regulamentos. Mas é aqui que os motores elétricos escondem um pequeno segredo. Apesar de ser classificado com uma potência máxima de apenas 11 quilowatts (14,7 cavalos de potência), o F200 produz essa potência em toda a faixa de rotação.

Para efeito de comparação, as máquinas movidas a combustível o fazem apenas uma vez em toda a faixa de rotação. Resultado: a scooter elétrica parece ter mais que o dobro da potência declarada nas especificações.

publicidade

Além disso, Yadea possui um valor de torque astronômico para a F200: 236 Nm. E, novamente, em toda a faixa de rotação do motor elétrico.

Elegante e potente

Pessoa dirigindo scooter elétrica F200, da Yadea, em rodovia
(Imagem: Divulgação/Yadea)

O que isso significa no mundo real? Bem, você obtém uma scooter bonitinha que pode disparar de um ponto morto a aproximadamente 50 km/h em apenas 2,5 segundos. Ou seja, pode bater cerca de 100 km/h em cinco segundos.

publicidade

Seu motor chega a cerca de 100 km/h, novamente, provavelmente em conformidade com os regulamentos de licenciamento. A scooter elétrica usa energia de um pacote de bateria dupla alojado sob a carenagem, o que garante um alcance de cerca de 130 quilômetros com uma única carga.

Outra ponto interessante: a Yadea se uniu ao centro de design da Porsche para criar o estilo da scooter elétrica. Não é à toa que ela parece tão elegante e aerodinâmica.

De acordo com a Yadea, a F200 foi “inspirado nas formas esculturais e elegantes dos carros esportivos”. Embora o conceito de uma scooter elétrica esportiva possa ser difícil de entender, convenhamos que a F200 chega bem perto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!