Quando o assunto é streaming de música, o Spotify ainda sai na frente dos rivais como a plataforma “queridinha” dos brasileiros. Segundo um levantamento da Comscore baseado em dados coletados entre fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023, o serviço conta com nada menos que 38,6 milhões de usuários.

Já em vídeo, a Netflix é líder absoluta e com folga. São 50,6 milhões de usuários no país — número que pode mudar nos próximos meses com a chegada da nova política de cobrança nas assinaturas. De janeiro a março de 2023, o serviço também liderou em interações nas redes sociais, foram 85 milhões.

publicidade

Leia mais:

De longe, vem o Globoplay na segunda posição, com 18,2 milhões de usuários mensais. Já o Prime Video, da Amazon, fechou o pódio em terceiro (14,65 milhões).

publicidade
Spotify
Os brasileiros passam em média mais de 13 horas mensalmente usando o aplicativo sueco. Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock

No fim, os resultados não surpreenderam tanto assim. Resta saber como será o futuro da Netflix no país. Na última semana, a plataforma confirmou que cobrará uma taxa extra dos usuários para o compartilhamento de contas, algo que já é praticado pela empresa em alguns países.

Basicamente, apenas quem mora na mesma residência poderá acessar o streaming usando uma única conta, o que gerou protestos e cancelamento de assinaturas de vários assinantes antes mesmo da medida começar a valer por aqui.

publicidade

A gigante do setor vem lidando com queda na receita e espera que a nova estratégia ajude a reverter a situação. A empresa acredita que, ao monetizar mais usuários, poderá recuperar parte da receita perdida nos anos anteriores. No entanto, o sucesso da estratégia pode não ser tão simples como se espera. Falamos mais sobre o assunto aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!