A Netflix passou a aplicar, a partir de terça-feira (23), uma cobrança extra para impedir o compartilhamento de senhas no Brasil e em mais de 100 países. Com essa mudança, pipocaram, nas redes sociais, muitas dúvidas sobre como essa nova dinâmica da plataforma de streaming vai funcionar.

Leia mais:

publicidade

Entre os questionamentos, estão: poderei usar o streaming fora de casa? E quando viajar? Como o streaming vai saber onde estou? E por aí vai. Se você também está confuso, calma. O Olhar Digital preparou um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre isso. Confira a seguir:

Como a nova dinâmica da Netflix funciona

Netflix em telão, TV, tablet, celular e notebook com pôsteres de suas produções ao fundo
(Imagem: Divulgação/Netflix)

Agora, é assim: “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência”, explicou a empresa. Mas isso não quer dizer, literalmente, que você só vai poder assistir aos títulos do streaming na sua casa. Nessa nova dinâmica, tudo vai girar em torno do que constar como “residência Netflix” na sua conta.

publicidade

Como definir ou alterar uma “residência Netflix”?

  1. Acesse o aplicativo do streaming numa TV conectada à internet;
  2. Na tela inicial, clique na seta para a esquerda do controle remoto para abrir o menu.
  3. Selecione “Obter ajuda” > “Gerenciar residência Netflix”;
  4. Selecione “Confirmar residência Netflix” ou “Atualizar minha residência Netflix”;
  5. Selecione “Enviar email ou Enviar SMS” (um link de verificação, que expira em 15 minutos, será enviado para o email ou celular da conta);
  6. Se não receber o link de verificação por email ou SMS, clique em “Reenviar email” ou “Reenviar SMS” (você também pode escolher outra opção ou selecionar “Lembrar depois”);
  7. Selecione “Sim, fui eu no email” ou toque no link no SMS e em “Confirmar residência Netflix” ou em “Atualizar residência Netflix para continuar”;
  8. Após ver uma confirmação na tela da TV e receber um email de confirmação, selecione “Ir para a Netflix” para começar a assistir.

Como usar a Netflix fora de casa?

Sim, dá para usar o streaming em outros lugares ou viajando. Você pode assistir aos títulos do catálogo normalmente nos seus aparelhos portáteis – por exemplo: celulares, tablets e laptops. Também existe a opção de acessar o serviço na TV de um hotel ou chalé de pousada, por exemplo.

Se você tiver uma segunda casa ou viajar com frequência para o mesmo lugar, faça o seguinte: no local principal em que assiste ao streaming, conecte-se à internet e abra o aplicativo pelo menos uma vez por mês num celular ou tablet. Faça o mesmo quando estiver na segunda localização para continuar assistindo sem interrupções.

publicidade

Como o streaming detecta os aparelhos de uma “residência Netflix”?

Pessoa sentada no sofá com pés estendidos e notebook no colo, onde acessa a Netflix
(Imagem: wutzkohphoto/Shutterstock)

A empresa usa informações como endereços IP, IDs de aparelhos e atividade da conta para determinar se um aparelho conectado à conta faz parte da sua “residência Netflix”, conforme divulgado pelo serviço de streaming. “Não coletamos dados de GPS para tentar saber a localização precisa dos aparelhos”, acrescentou

Não tenho “residência Netflix” definida. E agora?

Neste caso, o serviço de streaming vai determinar uma automaticamente, com base no endereço IP, nos IDs de aparelhos e nas atividades da conta.

publicidade

Depois, você pode alterá-la usando uma TV conectada à internet, seguindo os passos citados nesta reportagem. E se você não assiste ao streaming na TV ou não tem uma TV, não vai precisar definir uma residência.

Você também pode conferir como cancelar a assinatura da Netflix e como assistir a filmes e séries da Netflix em viagem (ou mudança) para o exterior, bem como uma lista atualizada dos planos e valores do streaming.

Com informações da Netflix (como definir ou alterar residência e como usar fora de casa)

Netflix anuncia filtros no “Minha Lista” e mais no app mobile; entenda

No mesmo dia em que anunciou a cobrança pelo compartilhamento de senhas no Brasil, uma medida que deve complicar a vida dos usuários, a Netflix implementou dois novos recursos à sua interface. Agora, a seção “Minha lista” contará com filtros que ajudarão o usuário a se guiar com o que já assistiu e com suas adições mais recentes, e uma nova seção estará disponível.

Leia mais aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!