Mario, a popular franquia de jogos da Nintendo criada por Shigeru Miyamoto, é uma das mais bem-sucedidas e populares séries de jogos de todos os tempos. Além dos jogos de plataforma em 2D e 3D, há também spin-offs, como corridas de karts e jogos de tênis, além de jogos solo de personagens coadjuvantes como Luigi, Toad e Yoshi. O sucesso da franquia é tamanho que Mario ganhou duas adaptações para o cinema, incluindo um filme bem-sucedido em 2023

Mas quais serão os melhores jogos da franquia do encanador bigodudo segundo a crítica? Confira abaixo os 5 títulos mais elogiados pelos especialistas.

publicidade

Leia também:

Super Mario Bros. 3

Jogo representou um grande passo na franquia ‘Super Mario’. Crédito: Nintendo/Divulgação

Super Mario Bros. 3 é considerado um marco na história dos videogames por introduzir novas mecânicas de jogabilidade e estabelecer novos padrões para jogos de plataforma. Recebeu aclamação unânime da crítica em sua época e sua influência pode ser vista até hoje na indústria de jogos.

publicidade

Os icônicos power-ups incluem o Super Mushroom, que aumenta o tamanho do personagem; a Fire Flower, que permite lançar bolas de fogo; e a Leaf, que proporciona o poder de voar temporariamente como Tanooki.

Com a jogabilidade clássica de plataforma 2D side-scrolling, há oito mundos temáticos distintos, cada um composto por várias fases desafiadoras, repletas de obstáculos, inimigos e segredos. 

publicidade

Super Mario 64

Mario com o chapeu alado na fase “Shifting Sand Land” em “Super Mario 64” (1996) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Super Mario 64 foi o primeiro jogo da franquia Mario a apresentar gráficos totalmente tridimensionais e a oferecer aos jogadores a liberdade de explorar um mundo 3D expansivo.

No plot, Bowser invade o castelo da Princesa Peach e esconde as Power Stars em mundos dentro de pinturas mágicas. Resta ao encanador bigodudo coletar as Power Stars para desbloquear áreas do castelo, resgatar a princesa e derrotar o vilão.

publicidade

Os clássicos power-ups são 3 Chapéus Mágicos: o Chapéu Alado concede voo temporário, o Chapéu de Metal confere invulnerabilidade e a habilidade de caminhar embaixo d’água, e o Vanish Cap permite atravessar objetos sólidos, revelando segredos e superando desafios.

O jogo é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e revolucionou o gênero de plataformas. Tem aprovação de 94/100 no site agregador de críticas Metacritic.

Super Mario Odyssey

Mario vestido de Mariachi em imagem do jogo “Super Mario Odyssey” (2017) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Super Mario Odyssey é um jogo de plataforma 3D que apresenta um mundo aberto que oferece a liberdade de explorar diversos reinos expansivos de forma não linear. 

O jogo foi um sucesso absoluto de público e crítica. Possui aprovação de 97/100 no Metacritic.

Com a ajuda de um novo amigo, o chapéu mágico Cappy, Mario consegue capturar objetos e inimigos, adquirindo suas habilidades. Essa mecânica permite que os jogadores superem obstáculos, encontrem segredos e explorem o ambiente, lançando o chapéu para se impulsionar no ar ou desbloquear áreas ocultas.

A jogabilidade de “Odyssey” é centrada em exploração e coleta. Cada reino apresenta uma grande variedade de ambientes, desde cidades movimentadas até desertos, florestas e até mesmo o espaço sideral.

Super Mario Galaxy

Mario em ação em “Super Mario Galaxy” (2007) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Considerado um dos melhores jogos já feitos, graças a sua jogabilidade inovadora e níveis bem projetados, “Galaxy” tem aprovação 97/100 no site agregador de críticas Metacritic.

No jogo, Mario visita várias galáxias com temáticas e desafios próprios. Durante sua jornada, Mario deve coletar Power Stars para abrir novas galáxias e progredir na história. O personagem também tem a disposição power-ups com habilidades temporárias.

Uma das principais características do jogo é a mecânica de gravidade, na qual o Mario é constantemente puxado pela força gravitacional dos planetas e outros objetos celestes. Isso permite que ele caminhe em todas as direções possíveis, inclusive de cabeça para baixo, pulando entre planetas, cometas e outros corpos celestes.

Super Mario Galaxy 2

Yoshi em imagem do jogo “Super Mario Galaxy 2” (2010) / Crédito: Nintendo (divulgação)

Sequência do aclamado “Super Mario Galaxy”, “Galaxy 2” mantém a fórmula de sucesso do seu antecessor. A missão ainda é coletar as Power Stars para avançar até zerar o jogo. Os elementos de plataforma 3D com cenários cósmicos pitorescos estão de volta. 

A mecânica de gravidade variável também foi mantida, permitindo que Mario salte de um planeta para outro e experimente a sensação de estar no espaço sideral.

Algumas das novidades incluem novos power-ups com  habilidades temporárias e a presença do Yoshi. Mario pode montar em Yoshi em várias partes do jogo, aproveitando suas habilidades de comer inimigos, flutuar no ar e disparar projéteis. 

O jogo manteve a aclamação crítica da primeira entrada. Tem aprovação de 97/100 no Metacritic.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!