Desde 2011 a Apple oferece a usuários de iPhones e outros dispositivos o Meu Compartilhamento de Fotos, um recurso que permite enviar imagens capturadas pelas câmeras dos dispositivos para a nuvem. Quatro anos depois, a empresa introduziu a Biblioteca de Fotos do iCloud com a mesma função. E, no fim de julho, após mais de 10 anos em atividade, o Meu Compartilhamento de Fotos será descontinuado.

Para quem tem pressa:

  • Apple descontinuará Meu Compartilhamento de fotos no dia 26 de julho
  • Após a data, as imagens poderão ser acessadas via iCloud pelo período de 30 dias
  • Quem não guardar os arquivos desejados no período, perderá para sempre
  • Recurso foi lançado em 2011 e foi superado por outra funcionalidade de 2015

Até pela existência de outros recursos com funções similares oferecidos pela própria Apple, a descontinuação do Meu Compartilhamento de Fotos não chega a surpreender — é uma funcionalidade antiga e que já foi superada por uma versão mais moderna. Ainda assim, a medida pode atingir alguns usuários que preferiam a versão de 2011.

publicidade

Leia mais:

O Meu Compartilhamento de Fotos armazena até 1.000 imagens dos últimos 30 dias nos servidores do iCloud, permitindo que elas sejam facilmente acessadas em outros aparelhos da Apple.

publicidade

Ainda há tempo de salvar suas fotos antigas

A Apple confirmou o fim do recurso em um post na página de suporte da empresa. O texto afirma que o recurso funcionará até o dia 26 de julho, e, a partir daí, os usuários serão incentivados a usar a funcionalidade vinculada ao iCloud. Um mês depois, todas as imagens armazenadas no Meu Compartilhamento de Fotos serão apagadas dos servidores da Apple.

iPhone
iPhone. Imagem: DenPhotos / Shutterstock.com

“As fotos do Meu Compartilhamento de Fotos já são armazenadas em ao menos um dos seus dispositivos,” diz a página de suporte da empresa. “Então contanto que você ainda tenha o dispositivo com as originais, você não perderá nenhuma foto no processo.” Ou seja, a não ser que você tenha as imagens em algum outro lugar além da nuvem, elas serão completamente perdidas.

publicidade

“Se uma foto que você deseja ainda não estiver na sua biblioteca em um iPhone, iPad ou Mac específico, certifique-se de salvá-la na sua biblioteca nesse dispositivo”, afirmou a empresa.

Portanto, usuários do recurso que quiserem manter suas imagens precisam agir rápido para que elas não sejam perdidas para sempre – é só acessar a funcionalidade pelo app Fotos para encontrá-las no álbum referente ao serviço.

publicidade

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!