As aranhas teia-de-funil se originaram na Austrália e são uma das mais venenosas do mundo. Agora um novo estudo aponta que o veneno desses animais podem variar dependendo do humor delas.

Na pesquisa publicada na revista PLOS ONE, os pesquisadores analisaram a forma com que as teia-de-funil produzem seu veneno, ao mesmo tempo que tentavam entender a relação de alguns fatores, como frequência cardíaca e comportamento da aranha, na proporção das toxinas presentes.

publicidade

Entender essa produção da toxina é importante, já que ela pode ser aplicada em pesticidas naturais, produtos farmacêuticos e na produção do antídoto contra sua própria picada. Assim saber como esses animais produzem o veneno pode ajudar na hora da ordenha e no melhor aproveitamento da coleta.

As teias de funil têm os venenos mais complexos do mundo natural e são valorizadas pela terapêutica e bioinseticidas naturais que estão potencialmente ocultos em suas moléculas de veneno. Saber mais sobre como eles são produzidos é um passo para liberar esse potencial.

Linda Hernández Duran, bióloga líder da pesquisa, em resposta a Science Alert 

Leia mais:

publicidade

Análise comportamental

Muitos estudos foram realizados para entender o veneno das teias-de-funil visto que ele só é mortal para insetos e primatas. Mesmo que os pesquisadores já tenham observado a complexidade da toxina, eles nunca consideraram o comportamento, o estado físico e o ambiente das aranhas.

Na pesquisa foi analisado o comportamento:

publicidade
  • de defesa, observado na predação, para obter esse comportamento foi soprado ar e as aranhas foram cutucadas com pinças;
  • de amontoar, quando a aranha estava junto de outro animal da mesma espécie;
  • e de escalar, demonstrado quando o animal estava explorando um novo território.

Enquanto esses comportamentos eram observados, a frequência cardíaca das aranhas também era monitorada, a fim de conseguir um valor aproximado da taxa metabólica. No final, o veneno foi coletado e analisado.

As alterações na composição do veneno só foram percebidas em uma das espécies analisadas no estudo, quando elas demonstraram um comportamento defensivo e uma frequência cardíaca mais alta.

publicidade

Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque a produção de veneno e comportamentos agressivos demandam energia. Para compensar isso, as aranhas aceleram seu metabolismo para a produção de toxinas e reduzem seus movimentos quando estão sob ameaça.

Os resultados poderão ser muito úteis na produção de antivenenos e no estudo de outros componentes do veneno que podem ser utilizados.

Mostramos pela primeira vez como componentes específicos do veneno estão associados a variáveis ​​comportamentais e fisiológicas específicas e demonstramos que essas relações dependem do contexto. Ganhamos algumas informações valiosas para uma maior exploração e compreensão do papel ecológico do veneno.

Linda Hernández Duran

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!