A Scandinavian Airlines (SAS), ou simplesmente SAS, está abrindo as reservas para seu primeiro voo comercial totalmente elétrico. Este é um grande passo para a aviação elétrica, e os interessados em fazer parte da história podem adquirir uma passagem para o voo histórico.

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A SAS está convidando os viajantes a se juntarem a eles enquanto fazem história com o primeiro voo comercial elétrico na Suécia, Noruega e Dinamarca, previsto para ocorrer em 2028.

  • A companhia aérea está vendendo 30 passagens, cada uma ao preço de 1.946 coroas suecas, em homenagem ao ano em que a SAS começou suas operações.
  • O valor corresponde a cerca de US$ 179 ou R$ 902.
  • O presidente e CEO, Anko van der Werff, afirma que desde sua fundação em 1946, a SAS tem sido pioneira na indústria aérea.
  • Por exemplo, foi a primeira empresa comercial a voar sobre o Polo Norte.

Ele acrescentou:

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O fato de agora podermos convidar nossos passageiros para o próximo marco importante no futuro da aviação é uma continuação natural desse espírito pioneiro e um passo significativo em nossa jornada rumo a uma aviação mais sustentável.

Anko van der Werff
  • Para atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2050, a SAS afirma que o desenvolvimento e uso de inovações, incluindo aeronaves elétricas em voos mais curtos, desempenharão um papel vital.
  • A aeronave será um modelo ES-30, com capacidade para 30 passageiros, fabricado pela Heart Aerospace, uma startup sueca de aviões elétricos.
  • A SAS tem apoiado o desenvolvimento do avião elétrico da Heart desde 2019, assinando uma carta de apoio em setembro de 2022 para introduzir seu mais novo modelo de 30 aviões (ES-30) em sua frota regional.
  • A SAS é uma das várias empresas que investem na tecnologia de aviação elétrica da Heart, incluindo United Airlines e Air Canada.

O avião elétrico

aviação elétrica
Avião elétrico Heart Aerospace ES-30. Imagem: SAS

O ES-30 é alimentado por quatro motores elétricos e um sistema de bateria não divulgado, capaz de proporcionar um alcance totalmente elétrico de 200 km (124 milhas).

Embora possa parecer uma distância curta, é perfeito para viagens aéreas regionais, com recarga rápida de 30 minutos para agilizar os voos. Além disso, a Heart planeja dobrar o alcance totalmente elétrico até o final dos anos 2030.

Embora nenhum detalhe sobre a bateria tenha sido revelado, a Heart firmou parceria com a BAE Systems, uma líder em defesa e aeroespacial, para desenvolver um sistema “único em seu tipo” em março.

A Heart afirma ter recebido mais de 230 pedidos, com mais 100 opções para sua aeronave ES-30, que tem previsão de entrar em serviço em 2028.

Para os interessados, é possível acessar o site a partir de 2 de junho para reservar o assento (caso seja um dos sortudos 30). No entanto, a SAS ainda não possui uma data ou local de partida definidos. Esses detalhes serão enviados por e-mail aos viajantes em data posterior.

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