Carro popular pode influenciar no preço dos usados?

Desconto na tributação deve trazer alívio momentâneo ao bolso do consumidor que procura um seminovo
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 01/06/2023 12h27, atualizada em 01/06/2023 13h50
Carro popular
Imagem: Scharfsinn/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O setor automotivo deve ganhar fôlego com o anúncio recente do governo de quase 11% de abatimento no preço dos carros novos. No entanto, mesmo valendo para automóveis 0 km, quem procura um seminovo também deve notar redução nos preços.

Em entrevista ao Olhar Digital, Ricardo Roa, analista líder e sócio da KPMG, declarou que a medida do governo pode gerar um impacto positivo, ainda que temporário, no valor dos carros usados. “Vai ter sim uma tendência dos vendedores ajustarem (o preço) para (os usados) serem ainda mais competitivos”, aponta o especialista.

Leia mais:

O que muda para o consumidor

  • A má notícia é: o benefício pode não durar muito, já que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o incentivo deve durar no máximo quatro meses. 
  • Caso o prazo não seja estendido, os valores voltam a subir no fim de 2023.
  • Vale destacar que a Medida Provisória (MP) será publicada até a próxima quarta-feira, 7 de junho, até lá saberemos qual será o prazo da política de desoneração. 
Palio, exemplo de carro popular no Brasil
O Fiat Palio é um exemplo de seminovo bastante popular no Brasil. Imagem: Horizon_Illustration/Shutterstock

Quanto será a redução no preço dos seminovos?

Para Enilson Espínola Sales, presidente da Fenauto, associação que representa os revendedores de veículos, ainda não ficou claro quais serão os carros mais beneficiados pela medida. A projeção para a queda no preço dos veículos usados também ainda é incerta.

Alguns carros devem ter desconto de 5%, outros de 7,5%, e outros de 8% (…) os veículos seminovos, principalmente os que têm preços mais próximos aos dos zero-quilômetro, devem cair na mesma proporção da alíquota média

Enilson Espínola Sales, presidente da Fenauto

Além dos descontos Sales aponta que linhas de crédito mais vantajosas também serão importantes para estimular as vendas, algo complicado com as altas taxas de jutos. “Não adianta ter carro novo se o acesso ao crédito continua difícil”, concluiu.

Por fim, outro objetivo da redução nos tributos é renovar a frota nas ruas, que hoje acumula em média 11 anos de estrada.

Também conversamos com dois especialistas do setor aqui no Olhar Digital sobre como as medidas podem influenciar na indústria automotiva. Saiba mais acessando a reportagem completa.

Com informações do Autoesporte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.