Não se assuste se, ao pesquisar Land Rover no Google, você se deparar com anúncios do fim da marca. Em teoria, é isso mesmo que vai acontecer: em abril, a empresa anunciou que mudaria sua estrutura e a Defender, Range Rover e Discovery, até então famílias de produtos da Land Rover, se tornariam marcas próprias. Na prática, não é tão simples assim.
Leia mais:
- Jaguar Land Rover investe bilhões em veículos elétricos
- Como declarar imposto de renda (IR) pela primeira vez na Receita Federal
- Como sacar o FGTS | Guia prático
Fim da Land Rover?
- Os executivos da Jaguar, dona da Land Rover, revelaram que a empresa não vai acabar, mas que deixará de ser uma marca. Inclusive, o logotipo oval verde deixará de ser usado nas comunicações da companhia, anúncios, rede social e até no site oficial.
- No entanto, o símbolo estará presente na carroceria das linhas (agora marcas) Defender, Range Rover e Discovery.
- Pode parecer confuso, mas a intenção da empresa é converter as três famílias em marcas próprias, cada uma com uma linha direcionada a um público alvo específico.
- Isso porque, segundo a Land Rover, os produtos das três já vinham se diferenciando nas últimas décadas, e os próprios clientes já tratavam cada modelo como se fosse uma marca própria.
![Land Rover celebra 75 anos com modelo exclusivo](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2022/09/land-rover-defender.webp)
Defender, Discovery e Range Rover
A Range Rover será a marca direcionada a quem procura carros luxuosos.
A Defender é voltada para aqueles que querem aventura, mas não abrem mão da sofisticação e do conforto.
Já a Discovery será uma marca de aventura mais familiar e casual.
Como ficam as concessionárias?
De acordo com a Jaguar Land Rover, as lojas não terão uma separação física, mas os veículos das três marcas devem ficar em espaços separados.
A Chrysler fez isso há anos, quando, no mesmo espaço físico, dividia seções para a Dodge, Chrysler e Jeep.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Range-Rover-Sport-SVR-ediccao-limitada-5.jpg)
Empresa de luxo que faz carros
Outra mudança no posicionamento do grupo é tratar os veículos como artigos de luxo.
Ao contrário de outras empresas do setor automotivo, que querem exaltar seus feitos de engenharia, a Jaguar quer passar a ideia de “uma marca de luxo que faz carros, e não uma marca de carros que faz carros de luxo”.
Com informações de Auto Esporte
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!