Uma moradora do estado da Califórnia, EUA, encontrou objeto incomum durante passeio na praia. Esse achado é nada menos que um dente de mastodonte, extinto há mais de dez mil anos.

O objeto de cerca de 30 centímetros de comprimento foi encontrado por Jennifer Schuh na areia da praia de Rio Del Mar – localizada na baía de Monterey, região central da Califórnia. Schul afirmou que encontrou o objeto próximo a um rio ligado à praia. Segundo ela, o objeto “parecia estranho, quase queimado”.

publicidade

Leia mais:

  • Curiosa com o achado, Jennifer publicou foto do objeto no Facebook com o intuito de descobrir a origem do achado;
  • Wayne Thompson, consultor de paleontologia do Museu de História Natural de Santa Cruz, viu a imagem e reconheceu que se tratava de molar desgastado de um mastodonte do Pacífico adulto;
  • Essa espécie, extinta, possui semelhança com os elefantes.

publicidade
Dente de mastodonte encontrado na praia (Imagem: Divulgação)

Em seguida, Thompson contatou Schuh e pediu ajuda para encontrar o objeto. Os dois voltaram a praia, mas o objeto não estava mais lá. Então, o paleontólogo decidiu buscar ajuda nas redes sociais. Poucos dias após, um homem reencontrou o objeto e contatou o museu.

Até o momento, não se sabe a idade exata da descoberta. O blog do museu afirma que essa espécie viveu na Califórnia durante mais de quatro milhões de anos, mas que estão extintos faz dez mil anos.

publicidade

“Podemos dizer com segurança que esse espécime tem menos de um milhão de anos, o que é relativamente ‘novo’ em termos de fósseis”, afirmou Liz Broughton, do museu de Santa Cruz.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!