Seguindo a forte influência da Tesla, diversas montadoras estão adaptando seus veículos ao estilo de vida dos elétricos — que vai muito além dos automóveis. Essa transição pode afetar diretamente o ramo imobiliário, fazendo com que planejadores de edifícios adaptem seus projetos ao avanço tecnológico dos veículos.

Com base no relatório da Forbes, Anthony CS. Wexler, da Universidade da Califórnia, estima que os proprietários de apartamentos e condomínios sejam cada vez mais pressionados a oferecer cobrança de garagem, como consequência da eletrificação.

publicidade

Leia mais:

Wexler destaca que as soluções de cobrança de garagem poderão se afastar de um sistema de pagamento no decorrer do tempo, através da cobrança realizada pelos moradores por suas vagas de estacionamento durante a noite.

publicidade
  • Dessa forma, Wexler acredita que os donos de elétricos podem economizar até 50% em eletricidade em comparação com as estações de carregamento;
  • Paralelo a isso, com a redução de custos de carregamento de equipamentos nos próximos anos, deverá se tornar mais econômico instalar carregadores em garagens;
  • Wexler acredita que essa transição ocorra de forma natural ao longo dos próximos anos.

Os proprietários dos imóveis também deverão ser beneficiados com essa mudança que deverá ser refletida nos preços de equipamentos de carregamento, e também destaca os painéis solares em algumas construções.

Assim como o programa Powerwall e Virtual Power Plant da Tesla na Califórnia, o sistema também poderá ser utilizado para revender eletricidade de volta à rede elétrica durante períodos de pico de demanda em algumas regiões.

publicidade

Outra mudança prevista por Wexler é sobre o uso de EVs como geradores de energia de backup. Um ótimo exemplo disso é o Tesla médio que armazena cerca de 75 kWh de eletricidade — o que deve ser suficiente para abastecer a maioria das casas de classe médias por cerca de três dias.

Com informações de InsideEVs

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!