Os Galaxy S23 e S23+ chegaram para todos faz pouco tempo, mas uma falha na câmera principal foi encontrada. Segundo relatos, confirmados pela própria Samsung, os celulares mais potentes da empresa estão com dificuldade para focar em objetos mais próximos. A marca prometeu um update, mas dá dicas de como resolver o dilema agora.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Galaxy S23 e seu irmão S23+ é o mais potente celular da Samsung para 2023, mas ambos apresentam um problema nas fotos com a câmera principal
  • Em algumas imagens, parte da captura pode aparecer sem foco mesmo quando o objeto é plano e sem fundo em distância maior
  • A Samsung reconheceu o problema e promete uma solução para o dilema, chegando com ajuda de um update do sistema
  • Para resolver agora, a marca diz que você precisa aumentar a distância entre a lente e o objeto, com no mínimo 30 centímetros entre os dois. Fotos de pé também ajudam, pois falham menos

Se você tem um Galaxy S23 ou Galaxy S23+ e tira muitas fotos, já deve ter notado que alguns dos resultados podem aparecer com uma área da imagem sem foco, enquanto todo o restante do registro continua plenamente nítido para qualquer pessoa. A Samsung reconheceu o problema e ele afeta apenas a câmera principal, aquela onde o “1x” aparece no app.

Galaxy S23+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Câmeras do Galaxy S23+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

O problema tende a dar as caras quando o usuário tira alguma foto mais próxima do objeto. A Samsung reconheceu esta falha e comentou que ela acontece por conta da abertura de f/1.8 da lente, que garante maior entrada de luz em imagens noturnas, mas ao mesmo tempo pode ser um problema para foco – quanto menor este número, mais trabalho tem o motor de foco para deixar o conteúdo nítido.

publicidade

Tire fotos mais longe com o Galaxy S23

A Samsung prometeu uma solução chegando via atualização de software, mas resolveu dar uma dica para quem quer evitar o problema agora. Segundo a marca, você precisa dar um passo atrás quando a fotografia sair com parte embaçada, ficando ao menos em uma distância de 30 centímetros do que pretende capturar com a câmera.

A Samsung também diz que fotos tiradas na vertical, de pé, tendem a dar menos problemas de foco como os encontrados pelos usuários.

publicidade

Eu quero acreditar na solução de software para lidar com este problema, mas como ele vem do tipo de abertura utilizada pela Samsung na lente, é pouco provável que um programa altere a forma como um vidro funciona. Uma forma de corrigir seria trocar de lente, se o software detectar dificuldade no foco.

Em teoria, a lente ultrawide é menos problemática neste cenário.

publicidade

Com informações: Android Authority.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!