EUA x China: disputa pela água na Lua assusta NASA

"Eles (China) e nós vamos pousar no Polo Sul, onde achamos que há água", disse Bill Nelson, chefe da NASA
Lucas Soares04/06/2023 12h55, atualizada em 05/06/2023 14h01
missao-china-lado-oculto-lua
Crédito: Administração Espacial Nacional da China/Xinhua
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O administrador da NASA, Bill Nelson, deu mais uma de suas polêmicas entrevistas. O chefe da agência espacial disse que está preocupado que a China roube a água da Lua.

Em entrevista ao El País, Nelson disse que os EUA devem chegar primeiro na Lua (em seu retorno), mas que os chineses também estão com planos avançados e podem chegar ao polo sul do satélite natural, onde cientistas acreditam que haja água.

Acho que os Estados Unidos chegarão [à Lua] primeiro. O que mais me preocupa é que eles e nós vamos pousar no Polo Sul, onde achamos que há água

Bill Nelson em entrevista ao El País
Bill Nelson (Imagem: NASA)

O que você precisa saber sobre a China?

  • Água é fonte de combustível e oxigênio;
  • As reservas na Lua podem ser cruciais para estabelecer a presença humana por lá;
  • China e EUA podem disputar espaço na Lua.

“A água é importante porque é composta de oxigênio e hidrogênio, e isso é oxigênio para respirar e hidrogênio para combustível de foguetes”, completou. “Queremos preservar essas reservas potenciais para a comunidade internacional e evitar que a China venha e diga que a água é deles, como fizeram com as Ilhas Spratly.”

Leia mais:

A declaração, claro, gerou polêmica, já que Nelson defende que os EUA sejam responsáveis pela Lua, algo que vai contra tratados internacionais assinados desde a época do projeto Apollo.

Nelson se defende, dizendo que isso é uma visão comum, “estes são princípios de senso comum, como usos pacíficos do espaço, unir-se para ajudar uns aos outros em momentos de perigo… Também exclui que alguém possa chegar à Lua e reivindicar território e assim impedir que outros o acessem”.

A China possui uma relação complicada com os EUA e isso não é diferente no espaço. O país não faz parte da Estação Espacial Internacional (ISS) e desde ano passado possui sua própria estação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: