iPhone vai mudar de nome? Juiz vota contra Apple em processo

Gradiente e Apple travam uma batalha judicial antiga pelo uso do nome iPhone no Brasil
Lucas Soares04/06/2023 08h43, atualizada em 04/06/2023 22h05
Gradiente iPhone contra iPhone da Apple
Gradiente iPhone (à esquerda) e o iPhone da Apple (à direita) (Imagem: Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple levou mais um duro golpe no processo da Gradiente contra a gigante de Cupertino. As duas empresas brigam na Justiça pelo uso da marca iPhone no Brasil e nesta sexta-feira (2), o juiz Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu voto favorável à empresa brasileira.

Toffoli é o relator e pode ser seguido pela maioria, ele também dá o voto de desempate. O plenário do STF deve votar o processo até o dia 12 de junho.

Leia mais:

Iphone da Gradiente? Apple pode perder marca

A disputa entre as duas empresas começou em 2013, quando a Apple entrou um uma ação solicitando o fim da marca “Gradiente iPhone”, registrada em 2000 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Qual o argumento da Apple? A fabricante do iPhone (pelo menos o mais conhecido deles) alega que tem um histórico grande com a marca e que a Gradiente só pode utilizar o nome composto (Gradiente iPhone), o que poderia gerar confusão no consumidor.

Qual o argumento da Gradiente? A Gradiente diz que fez o registro em 2000, muito antes da Apple lançar seu smartphone e entrar no mercado de celulares.

Não se pode atribuir ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou à Gradiente, que depositou o pedido em 2000, qualquer ilegalidade em razão do registro como marca da expressão Gradiente Iphone no Brasil

Dias Toffoli no voto

A ação ocorre no plenário virtual e será votada até o dia 12. As empresas tiveram uma audiência de conciliação em 2020, mas não houve acordo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.