É oficial: a Apple entrou no mundo da realidade mista com os óculos Vision Pro, que misturam realidade virtual com realidade aumentada. Com recursos avançados, ele será bastante caro quando chegar às lojas no começo de 2024.

O Vision Pro tem uma diferença fundamental em comparação a outros dispositivos do tipo: mesmo com o visor cobrindo os olhos do usuário, é possível identificar para onde ele está olhando. E, para quem está vestindo o dispositivo, sempre que uma pessoa entrar no campo de visão o aparelho começará a exibir ela, para que o usuário não esqueça que está rodeado por outros seres humanos.

publicidade

Leia mais:

É possível ver os olhos de quem está usando um Vision Pro. Imagem: Divulgação

Assim, a Apple diz que o Vision Pro não é um dispositivo para o qual você olha: é um que você olha além. Ele expande seu campo de visão adicionando elementos virtuais, como aplicativos e widgets, sem deixar de lado o fato de que existe um mundo real além daquela tela.

publicidade

O Vision Pro é, em primeiro lugar, um dispositivo de realidade aumentada, mas que também é capaz de exibir funcionalidades de realidade virtual. E, para se sentir completamente imerso, basta ajustar um controle para mudar do modo que adiciona elementos ao mundo real para o que isola o usuário em um ambiente completamente virtual.

Apple Vision Pro com a bateria ao lado
A bateria não é integrada ao Vision Pro. Imagem: Divulgação

As baterias do Vision Pro não são incorporadas ao dispositivo e são conectadas separadamente — você precisará carregar entre suas coisas sempre que quiser usar. Segundo a Apple, a bateria aguenta duas horas de uso contínuo. Para quem usa óculos de grau, o Vision Pro é compatível com lentes que se ligam magneticamente ao dispositivo.

publicidade
Apple Vision Pro
Como é usar o Vision Pro da Apple. Imagem: Divulgação

Vision Pro: você é o controle

Durante a apresentação do dispositivo, a Apple lembrou que, em alguns de seus lançamentos anteriores, a empresa introduziu uma nova forma de interagir com o aparelho — como a click wheel dos antigos iPods ou a tela multitouch do iPhone.

No caso do Vision Pro, nenhum recurso novo foi introduzido. O controle do aparelho é feito usando o corpo da pessoa: ele detecta a posição dos olhos, monitora suas mãos e entende sua voz.

publicidade
Apple Vision Pro
Vision Pro, da Apple. Imagem: Divulgação

O Vision Pro conta com suporte a áudio espacial que pode funcionar de uma maneira bem bacana: quando você estiver falando com amigos via FaceTime, por exemplo, é possível posicioná-los em diferentes partes das telas e, assim, a voz de cada pessoa chega aos ouvidos do usuário de uma parte diferente.

Compatibilidade com Mac

O Vision Pro pode ser usado como um periférico para os Mac, sendo compatível também com acessórios dos computadores da empresa e com aparelhos Bluetooth em geral.

Vision Pro mistura realidade virtual com aumentada. Imagem: Divulgação

Quando conectado ao Mac, o usuário consegue controlar absolutamente tudo do computador a partir dos óculos, podendo escrever textos, ler e-mails, e muito mais a partir do dispositivo. No entanto, o dispositivo funciona de maneira independente: ele roda um sistema próprio chamado visionOS, que mistura elementos do macOS aos do iOS dos iPhones.

Vision Pro: disponibilidade e preço

O Vision Pro ainda demorará um pouco para ser lançado: a Apple promete o dispositivo para o ano que vem. É esperado que, ao longo dos próximos meses, novas informações sejam divulgadas sobre o aparelho. O Vision Pro custará US$ 3.500 quando chegar às lojas no começo de 2024 nos EUA. A empresa promete lançá-lo em “outros países” ao longo do ano que vem — mas não está claro se o Brasil está nos planos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!