O iOS 17 foi anunciado: durante a keynote de abertura da WWDC 2023, a Apple detalhou quais serão as novidades da próxima grande atualização do sistema operacional usado nos iPhones. Confira quais são as principais novidades.

O iOS 17 deve começar a ser testado publicamente nas próximas semanas para ser liberado aos usuários de iPhones em algum momento do segundo semestre de 2023.

publicidade

Leia mais:

Como ficam os iPhones antigos?

Se você é dono de um iPhone mais antigo, fique tranquilo! Ele não ficará inutilizável. Você apenas não conseguirá usar o novo iOS e nem terá novos recursos de segurança. Conforme o tempo for passando, também perderá suporte para alguns aplicativos.

publicidade

Os mais novos iPhones aposentados são os modelos: 8, 8 Plus e X, lançados em 2017. O mesmo aconteceu em 2022 com os modelos 6S, 7 e 7 Plus.

Apple apresentou a lista de iPhones compatíveis com o novo iOS 17. O seu está na lista? (Imagem: reprodução/Apple)

Novidades nos Contatos

Uma das primeiras novidades anunciadas pela Apple para o iOS 17 é uma atualização para a agenda de contatos, que ganhou um recurso chamado Pôster: com ele, usuários de iPhone que ligarem para você aparecerão com uma imagem personalizada de tela cheia e informações básicas de contato. É uma maneira de customizar como seus amigos e parentes vão receber suas ligações telefônicas.

publicidade

A Apple também adicionou um recurso que transcreve mensagens do correio de voz ao usuário — ele, a partir daí, pode escolher entre retornar a chamada ou simplesmente ignorar.

Recurso CheckIn do iPhone
CheckIn: compartilhe localização em tempo real no iOS 17. Imagem: Divulgação

Um recurso chamado Check In ainda ajuda a compartilhar sua localização ao vivo e status com pessoas com quem você vai se encontrar.

publicidade

Novidades no AirDrop e teclado

O AirDrop — recurso para transferir informações entre iPhones com facilidade — ganhou um novo recurso chamado NameDrop, que permite compartilhar informações de contato como endereço de e-mail e número de telefone com facilidade, bastando ao usuário simplesmente aproximar um iPhone de outro. Fotos também podem ser trocadas dessa maneira — e, se um arquivo for grande demais, é possível continuar a transferência mesmo quando os iPhones estiverem fisicamente distantes.

O teclado ganhou melhorias no recurso de autocorreção, que usa um novo modelo de linguagem para ajudar o usuário a escrever mensagens mais rapidamente com o uso de sugestões de como continuar uma frase.

Journal: novo app no iOS 17 para guardar memórias do dia

Funcionando como um diário pessoal, um novo aplicativo chamado Journal será adicionado aos dispositivos com iOS 17. Ele sugere momentos do seu dia para você comemorar e guardar para o futuro. É possível adicionar imagens e atividades, assim como agendar lembretes para que você escreva sobre o que aconteceu.

A Apple diz que o conteúdo é criptografado e não poderá ser acessado por ninguém sem autorização do usuário.

StandBy transforma iPhone em Smart Display

Modo StandBy do iOS 17
Modo StandBy do iOS 17. Imagem: Divulgação

A tela do seu iPhone poderá exibir informações o tempo inteiro — mesmo quando estiver bloqueada. Isso graças ao novo recurso chamado StandBy, que é quase uma expansão de funcionalidades como o Always-On Display (AOD).

Modo StandBy do iOS 17. Imagem: Divulgação

Enquanto o AOD exibe informações básicas sem precisar acender a tela, e, assim, ajuda a economizar a bateria do usuário, o StandBy vai um pouco além, sendo capaz de mostrar atividades, widgets e muito mais. Em iPhones convencionais, o recurso só funciona quando o aparelho está no modo paisagem e ligado ao carregador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!