Veja quantas vidas seriam salvas se existissem apenas veículos elétricos

Uma pesquisa revelou quantas vidas seriam salvas caso os veículos a combustão fossem substituídos por elétricos
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 07/06/2023 17h37, atualizada em 09/06/2023 21h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório da American Lung Association mostra que se os veículos a combustão dos Estados Unidos fossem substituídos por elétricos, cerca de 89.300 mortes prematuras seriam evitadas até 2050.

No mesmo período, o relatório também estima que o número de pessoas com asma diminuiria até 2,2 milhões e que o país conseguiria arrecadar US$978 bilhões em benefícios de saúde.

Leia mais:

O que você precisa saber

  • O relatório “Dirigindo para um ar limpo: benefícios para saúde de carros com emissão zero e eletricidade” analisa dados de março de 2022 da associação “Zeroing in On Healthy Air”.
  • De acordo com a American Lung Association, o transporte é uma das maiores fontes de poluição do ar nos EUA.
  • Os resultados divulgados só seriam possíveis se os EUA passassem a vendar apenas veículos livres de emissões até 2035 – mesmo que os veículos de gasolina permaneçam nas estradas.
  • O país também precisaria investir em energia renovável limpa em vez de combustíveis fósseis.
  • A mudança para carros elétricos ainda está longe de ser atingida. De acordo com dados do Bureau of Labor Statistics dos EUA, dos veículos vendidos no país, apenas 4,6 eram carros elétricos em 2021.
  • Ainda assim, com a Lei de Redução da Inflação de 2022, o país busca incentivar os norte-americanos a comprarem veículos de emissão zero, fornecendo um crédito fiscal de até US$7.500 para a compra de veículos elétricos até agosto de 2032.

Conforme relata o The Verge, um aspecto que dificulta a limpeza das redes elétricas é a meta do governo de Joe Biden alcançar uma eletricidade 100% livre de poluição de carbono até 2035, mas mantendo o funcionamento de usinas movidas a combustível fóssil.

Felizmente, o objetivo de fazer a transição das vendas de veículos de passageiros para emissão zero e os impactos resultantes na saúde estão ao nosso alcance. 

Harold Wimmer, presidente e CEO da American Lung Association.

Com informações de The Verge e CNN.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.