Microsoft tenta impedir uso do Chrome com simulação de chatbot

Empresa exibia mensagem com informações do Bing como se fosse gerada por IA, mas era para impedir download do Chrome
Daniel Junqueira07/06/2023 16h12, atualizada em 07/06/2023 17h01
Microsoft Edge
Imagem: photo_gonzo/ Shutterstock
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Que a Microsoft tenta forçar a adoção do Edge como navegador para usuários do Windows 11 não é novidade, mas agora um relato publicado no site The Verge mostra que a empresa teria até mesmo usado mensagens falsas do Bing Chat do navegador Edge para tentar evitar o download do Chrome.

O relato é do jornalista Sean Hollister. Ele comprou recentemente um computador novo com Windows 11 e abriu o navegador Edge para realizar uma tarefa simples: entrar no site do Chrome e fazer o download do browser do Google.

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Ao digitar “Chrome” na barra de busca, ele foi levado a uma janela com o chatbot do Bing com inteligência artificial. O problema é que a busca feita pelo chatbot era por “recursos do Bing”, e não por referências ao navegador rival do Google.

O que o jornalista notou, ao seguir com as tentativas de baixar o Chrome, é que não era a inteligência artificial do ChatGPT integrada ao Bing que estava em ação: era uma mensagem pronta da Microsoft apresentada como se fosse gerada por IA.

Mensagem do Bing simulava, mas não era IA

Todas as vezes em que o jornalista buscava por “Chrome” ele recebia o mesmo texto como resposta, na mesma janela que simulava o chatbot do Bing. O texto em questão exaltava os recursos do Bing, especialmente os que envolvem uso de inteligência artificial.

Mensagem com informações sobre o Bing aparecia para quem buscava sobre o Chrome
Mensagem com informações sobre o Bing aparecia para quem buscava sobre o Chrome. Imagem: Reprodução/The Verge

“O Bing não é apenas um mecanismo de busca. É um chatbot, um criador de conteúdo, um agregador de notícias, e um programa de recompensas. O Bing oferece respostas maravilhosas, experiência de busca poderosa por imagens e vídeos, resultados de lugares e mapas confiáveis, e o Microsoft Rewards devolve coisas para você”, dizia a introdução do texto, com links para artigos noticiosos relacionados ao Bing.

Hollister diz que fez testes em diferentes computadores, smartphones e até pediu para pessoas em outras partes dos EUA fazerem as mesmas buscas, e todas retornaram para a mesma peça promocional disfarçada de chatbot.

Microsoft já deixou ideia de lado

Em meus testes, não consegui reproduzir os resultados de Hollister. Ao pesquisar por “Chrome”, recebi apenas a página convencional do Bing para quando alguém faz essa busca: antes dos resultados, um banner é exibido dizendo que eu não preciso de outro navegador e que o Edge seria o suficiente para minhas necessidades.

Questionada pelo jornalista, a Microsoft soltou uma resposta bastante genérica: “Nós frequentemente experimentamos novos recursos, experiência de uso, e comportamentos para testar, aprender e melhorar a experiência dos nossos usuários. Esses testes são frequentemente breves e não necessariamente o que é oferecido para consumidores,” diz o comunicado.

Ainda segundo Hollister, a Microsoft abandonou a ideia logo depois. Citando o diretor de marketing de produto Jason Fischel, da Microsoft, o jornalista disse que a empresa decidiu encerrar esse teste especificamente. Não está claro ainda se a empresa planejava tornar essa experiência padrão para todos os usuários — se esse era o projeto, ele já foi deixado de lado.

Via The Verge

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Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.