O Wear OS, sistema operacional móvel do Google para relógios inteligentes, está longe de ser popular no mundo dos smartwatches, mas a versão 4 do software traz um recurso esperado por muitos: a troca facilitada de celular pareado. Com a novidade, o usuário não precisará formatar o wearable.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Wear OS 4 foi anunciado em maio deste ano e ele ainda está em fase inicial de testes, mas um recurso novo chamou atenção por facilitar a troca de celular pareado
  • Até esta versão do sistema operacional para smartwatch, o usuário precisa formatar o relógio sempre que trocar de celular
  • Agora basta pedir no app Galaxy Wearable que a troca é feita sem a formatação, bastando ter a mesma conta do Google em ambos os celulares
  • Ainda não está claro se essa ferramenta estará em todos os fabricantes com Wear OS 4, ou se é exclusiva da Samsung

Se você tem um relógio inteligente com Wear OS e trocou de celular, seja por comprar um novo ou tem dois, sendo um para trabalho e que veio da empresa e outro para uso pessoal, precisa formatar o smartwatch sempre que trocar o smartphone responsável pelos dados enviados ao gadget.

Com o Wear OS 4, anunciado durante o Google I/O deste ano, isso mudou. Um recurso foi encontrado em uma versão inicial de testes e ela permite a troca rápida de celular. A transferência para um novo smartphone está dentro do sistema operacional, na versão dele para um Galaxy Watch. Com isso a ferramenta pode ser exclusiva para os wearables da Samsung.

publicidade
Galaxy Watch 5 Pro terá o Wear OS 4 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy Watch 5 Pro terá o Wear OS 4 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

A própria Samsung comenta a novidade em um texto com as novidades presentes no novo software.

Transfira seu relógio sem redefinir.

Mude seu relógio para um novo smartphone, mas mantenha seus apps, mostradores de hora e mais. Você pode começar pelos ajustes gerais do seu relógio no aplicativo Galaxy Wearable.

Samsung

Nova função do Wear OS 4 pode ser exclusiva da Samsung

Segundo testes feitos pelo site 9to5Google, basta pedir a transferência no aplicativo e o relógio indica a mudança. É só chegar perto do celular onde o smartwatch com Wear OS 4 será pareado e aceitar a conexão, que chega em forma de card na interface do Android.

publicidade

Neste processo a única informação que precisa estar idêntica em ambos os smartphones é a conta do Google, até para evitar roubo do Galaxy Watch. Ainda não está claro se a transferência de celular é um recurso para qualquer fabricante, ou se é exclusiva dos modelos da Samsung.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!