Todos adoramos a adrenalina de ver nossos artistas favoritos no palco não é mesmo? Em 2023, por exemplo, a lista de shows no Brasil é imensa, nomes como Taylor Swift, The Weeknd e Red Hot Chili Peppers são só alguns, além dos muitos festivais como The Town e Tomorrowland. No entanto, em nossa euforia de conseguir o tão desejado ingresso, podemos acabar sendo vítimas de golpes na internet, por isso é preciso ter muito cuidado ao conseguir o passaporte para o tão esperado show.

Leia também:

publicidade

Com a tecnologia, hoje é possível comprar ingressos online, sem sair de casa, mas com a mesma facilidade que proporciona aos compradores, também permite aos cambistas virtuais de má fé novas oportunidades para golpes, principalmente quando os ingressos dos sites oficiais esgotam e os fãs se encontram no desespero, dependendo de outros fãs que desistem do show ou de revendedores. O risco de golpe é alto, por isso é preciso ter cuidado. Veja agora alguns conselhos para seguir e evitar ser enganado.

Como evitar golpes na hora de comprar ingressos para shows

Como evitar golpes na hora de comprar ingressos para shows
Como evitar golpes na hora de comprar ingressos para shows Imagem: Freepik

Compre somente de sites oficiais

Os golpistas da internet são astutos, e os sites e redes sociais deles possuem formato e imagens idênticos aos oficiais, que podem aparecer no topo das pesquisas, por isso desconfie sempre, e só forneça seus dados pessoais e bancários para os sites oficiais. Fique atento a URL do site, e a todas as informações nele contidas.

publicidade

O mesmo vale para revendedores. Os sites oficiais geralmente informam quais os revendedores oficiais do evento, evite comprar em sites que não estão nessa lista, e sempre pesquise notícias e reportagens com relação àquele espetáculo em páginas de veículos com boa reputação.

Desconfie de preços muito abaixo do normal

Tanto preços muito mais altos como os muito abaixo do valor informado na página oficial, são suspeitos, assim como formas de pagamento e taxas. Preços de ingressos muito diferentes dos noticiados podem ser sinal de golpe, por tanto sempre desconfie.

publicidade

Também existem aquelas pessoas que compraram o ingresso e desistiram de ir ao show, e às vezes elas preferem vender o ingresso abaixo do valor oficial para recuperar ao menos parte do dinheiro. Nesse caso é sempre bom se certificar de que se trata de alguém de confiança que possua comprovante de compras oficiais. Não forneça seus dados bancários a desconhecidos, o ideal é sempre procurar comprar em sites oficiais.

Cuidado com as redes sociais

Imagem: Shutterstock

Sempre que for comprar algum ingresso de outras pessoas, principalmente nas redes sociais, certifique-se de que está se tratando de um perfil legítimo. Acesse o perfil do vendedor, suas informações disponíveis, quantidade de amigos e se tiver amigos em comum é bom perguntar a algum deles sobre a legitimidade da oferta. Fique sempre atento a inconsistências no perfil do usuário e, a qualquer sinal suspeito, não efetue a compra.

publicidade

É muito comum que perfis falsos ou que tenham sido criados apenas para aquele objetivo aplique golpes em fãs desavisados. Nunca envie senhas e códigos de verificação a esses vendedores, assim como qualquer dado pessoal que possa ser usado para roubo de contas ou aplicação de golpes.

Caso o vendedor esteja com o ingresso do show impresso e deseje se encontrar com o comprador pessoalmente, o ideal é marcar em um local público, movimentado. Nunca vá a esses encontros sozinho, e não efetue o pagamento até estar com os ingressos em mãos. Se perceber qualquer atividade suspeita, não vá ao encontro, e prefira sempre os sites oficiais para comprar os ingressos para o show.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!