Fim do Futemax? Conta falsa espalha mentira sobre site de pirataria

Futemax é um site que transmite futebol ilegalmente pela internet, e uma conta no Twitter dizia que ele estaria fechando, mas não é bem assim
Por Daniel Junqueira, editado por Bruno Capozzi 12/06/2023 13h43, atualizada em 12/06/2023 14h37
Futemax futebol pirata
Imagem: AlexLMX/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um dos sites de pirataria mais populares do Brasil vai sair do ar? Não é o que parece. Uma suposta conta do Futemax, conhecido por transmissões ilegais de jogos esportivos, publicou uma mensagem de despedida no Twitter, mas voltou atrás.

Leia mais:

Na noite do último domingo (11), a conta do site de pirataria publicou um tuíte afirmando que a página seria permanentemente desativada. A mensagem chegou a ser vista por mais de 5 milhões de usuários. Nesta segunda-feira (12), no entanto, a mesma conta desmentiu a informação anterior.

A conta @goleada_info foi investigar o caso e encontrou informações antigas publicadas no perfil que se apresentou como oficial do Futemax, incluindo uma descrição que dizia que não há vínculos entre a conta @iFutemax e o site em questão.

A conta também afirma ser responsável por um canal no Telegram que seria ligado a Futemax – o canal em questão foi criado no domingo (11), mesmo dia da suposta mensagem de despedida.

Futemax: site de pirataria já foi alvo da justiça

O Futemax é alvo de operadoras e detentores de direitos autorais há algum tempo, e diversos provedores de internet do Brasil bloqueiam o acesso ao site — incluindo gigantes como Claro e Vivo. No entanto, ao que tudo indica, ele permanecerá no ar. Em 2019, o site foi um dos alvos da Operação 404 da Polícia Federal, que encerrou 210 sites e 100 apps de pirataria.

Vale lembrar que o serviço oferecido pelo site é ilegal. Para acompanhar jogos de futebol e outros esportes via streaming, é preciso em muitos casos assinar serviços para isso, como Star+, Premiere e HBO Max, embora algumas partidas sejam transmitidas em canais gratuitos como OneFotball e, ocasionalmente, o YouTube.

O Olhar Digital tem um artigo especial explicando como fazer para assistir futebol ao vivo pelo computador ou celular legalmente — ou seja, sem precisar partir para pirataria, como no serviço oferecido pelo Futemax. Clique aqui para conferir.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.