Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Singapura revelou que o chatbot da OpenAI teve resultados melhores que candidatos humanos no exame clínico simulado de Obstetrícia e Ginecologia (O&G). A prova é usada para avaliar a elegibilidade dos candidatos para se tornarem especialistas no tema.

Para quem tem pressa:

  • O estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Ginecology revela que o ChatGPT conseguiu uma pontuação de 77,2%, enquanto os candidatos humanos tiveram uma média de 73,7%;
  • Em média, o chatbot levou cerca de 2min54s para completar cada parte da prova, um tempo bem menor que os 10 minutos estipulados;
  • O estudo selecionou sete “estações” de exames clínicos objetivos estruturados (OSCEs) usados nos exames simulados nos dois anos anteriores;
  • As questões não contavam com elementos visuais para que o ChatGPT não ficasse em desvantagem.

Conforme relata o Medical Xpress, cada estação do exame tem um tempo de 10 minutos para ser finalizada e apresenta um cenário médico com informações necessárias para que o candidato tome uma decisão clínica.

publicidade

Leia mais:

Nos exames OSCEs, o candidato deve articular um plano de cuidados do cenário demonstrando habilidades como comunicação, coleta de informações, aplicação de conhecimento clínico e segurança do paciente dentro do prazo estabelecido.

publicidade

A pesquisa demonstrou que o ChatGPT é capaz de superar humanos em áreas de conhecimento como gerenciamento de parto, oncologia ginecológica e cuidados pós-operatórios.

Apesar dos bons resultados, foram identificadas algumas limitações do ChatGPT, como a falta de conhecimento étnico local, falta de referências e dados atualizados.

publicidade

Mahesh Choolani, co-autor do estudo, analisa que o ChatGPT pode ser um recurso viável para orientar a educação médica e possivelmente fornecer “suporte adjunto para atendimento clínico em tempo real”.

Com informações de Medical Xpress.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!