Internet e Redes Sociais

AWS tem instabilidade na tarde desta terça-feira (13) e derruba serviços e sites no mundo todo

A AWS (Amazon Web Services), plataforma na nuvem da Amazon que hospeda e gerencia diversos sites, serviços e servidores mundo afora, está passando por instabilidades na tarde desta terça-feira (13), a ponto de derrubar alguns dos serviços e portais que fazem uso da ferramenta.

Os problemas foram identificados pela Amazon por volta das 16h (horário de Brasília). A página de status do funcionamento dos serviços da AWS indica que o principal problema é com as funções do AWS Lambda (serviço de computação que executa código em resposta a eventos e gerencia automaticamente os recursos de computação exigidos por esse código) – base em vários serviços que utilizam a AWS.

Leia mais:

O que você precisa saber

  • Problemas surgiram por volta das 16h (horário de Brasília);
  • Sites e serviços, como The Verge e Shutterstock foram afetados, bem como empresas de menor porte, no mundo todo;
  • Segundo a página de status da AWS, são quatro os serviços problemáticos (todos com severidade de degradação, ou seja, há a probabilidade de ser um problema em vários servidores no norte da Virgínia):
    • AWS CloudFormation;
    • AWS Lambda;
    • Amazon API Gateway;
    • Amazon Connect.
  • As últimas informação da Virgínia que consta na página oficial são de 17h14 e 17h40 (horário de Brasília):
    • “Continuamos trabalhando para resolver as taxas de erro que invocam as funções do Lambda. Também estamos observando erros elevados ao obter credenciais temporárias do AWS Security Token Service e estamos trabalhando em paralelo para resolver esses erros”;
    • “Identificamos a causa raiz do tratamento degradado de contatos na região US-EAST-1. Os chamadores podem não conseguir se conectar e os bate-papos e tarefas podem não ser iniciados. Os agentes também podem ter problemas para fazer login ou se conectar com os clientes finais. Esforços de mitigação estão em andamento.”

Informações no site de status da AWS (Imagem: Reprodução/AWS Status
Informações no site de status da AWS (Imagem: Reprodução/AWS Status

Reclamações e erros no mundo todo

Como de costume, há várias reclamações no Downdetector e no Twitter. No site de notificações de erros, o pico foi observado às 16h09 (horário d e Brasília), com melhoras desde então.

Pico de reclamações no Downdetector foi às 16h09 (Imagem: Reprodução/Downdetector)

No Twitter, tanto desenvolvedores e programadores, como sites e empresas reclamam do problema enfrentado pela AWS. Veja:

Página apresentada pelo Shutterstock; serviço de imagens é um dos afetados com a queda da AWS (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 20 de março de 2024 14:18

Compartilhar
Publicado por
Rodrigo Mozelli
Tags: awsqueda