Amazon usa IA para resumir avaliações de seus produtos

Um novo recurso no site da Amazon coleta as avaliações de compradores para criar um resumo dos feedbacks sobre os produtos.
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 13/06/2023 12h06
Ícone do aplicativo da Amazon na tela inicial de um iPhone
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon está usando inteligência artificial para escrever o resumo das avaliações de seus produtos e ajudar os usuários a encontrarem o produto ideal.

A avaliação gerada por IA traz informações sobre o que os clientes disseram sobre o produto e um aviso que o texto foi “gerado por IA a partir do texto das avaliações dos clientes”.

Leia mais:

Um dos exemplos de produtos que contam com a descrição de IA é o brinquedo de caldeirão infantil, Magic Mixies, que apresentava feedbacks positivos sobre o produto como “divertido, aparência, valor, desempenho, qualidade, carregamento e vazamento”, mas também alguns aspectos negativos descritos pelos compradores:

“No entanto, a maioria dos clientes expressou opiniões negativas sobre esses aspectos. Por exemplo, alguns clientes pagaram mais de US$100 por um brinquedo que não valia a pena, enquanto outros tiveram problemas com a qualidade e o carregamento do produto.”, diz a descrição feita por IA.

(Imagem: Reprodução/ Business Insider)

O recurso foi notado na semana passado por Mark Wieczorek, diretor de tecnologia da agência de marketing da Amazon, Fortress Brand.

Em depoimento a CNBC um porta-voz da Amazon confirmou que está testando o recurso, mas não compartilhou detalhes específicos de como funciona ou qual modelo de linguagem é usado para escrever as descrições dos produtos.

Estamos investindo significativamente em IA generativa em todos os nossos negócios

Disse Lindsay Shanahan, porta-voz da Amazon.

O recurso pode ser útil para ajudar os usuários a decidirem se compram determinado produto, especialmente aqueles que tiverem centenas de avaliações de usuários.

Amazon sai atrás, mas deve conquistar espaço na corrida das IAs

  • No mês passado, Rohit Prasad, vice-presidente sênior da Amazon e cientista-chefe da Alexa, disse que empresa será participante importante da corrida da IA ​​generativa;
  • Documentos internos da Amazon vistos pelo Business Insider, indicaram que a empresa planeja incorporar a tecnologia de inteligência artificial generativa, usada pelo ChatGPT e Bard, na Alexa, sua assistente virtual;
  • Até o momento, o único serviço de IA lançado pela Amazon é o Bedrock, que permite que desenvolvedores melhorem seus softwares com sistemas de inteligência artificial.

Com informações de CNBC e Business Insider.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.