Dispositivo prevê tonturas e desmaios pela orelha

Batizado de STAT, o equipamento é capaz e prever desmaios e tonturas. Todas as informações ficam em um aplicativo para celular
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 14/06/2023 06h34, atualizada em 14/06/2023 21h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo dispositivo intra-auricular promete ajudar pacientes a prever tonturas, desmaios e quadros de confusão mental. Anunciado nesta terça-feira (13) pela startup de saúde digital STAT Health, o aparelho funciona medindo o fluxo sanguíneo da cabeça.

Leia mais:

Para quem tem pressa

  • O pequeno dispositivo rastreia automaticamente as mudanças em frequência cardíaca, tendência de pressão arterial e fluxo sanguíneo quando o usuário se levanta;
  • As informações do aparelho, chamado de STAT, podem ser acessadas em um aplicativo para celular;
  • Conforme revelaram as descobertas publicadas no Journal of The American College of Cardiology, o STAT tem s capacidade de prever desmaios de uma pessoa minutos antes de acontecer; 
  • A bateria dura mais de três dias e pode ser carregado por energia solar.
Stat
(Imagem: Divulgação/ STAT Health)

As informações rastreadas pelo dispositivo são úteis principalmente para usuários que desenvolveram sintomas como tontura, desmaios e fadiga, geralmente associados a doenças como Covid, síndrome de taquicardia ortostática postural (POTS), encefalomielite miálgica, entre outras.

Em entrevista à CNBC, Daniel Lee, CEO da STAT Health, disse que o dispositivo validará sintomas que o usuário sente, mas geralmente não têm como ser medidos.

Nesta população, muitos médicos realmente não conseguem medir se algo está necessariamente errado com os pacientes. Eles dizem que [o sintoma] está apenas na cabeça deles porque não há uma maneira de medir. Mas há uma maneira de validar que há algo errado e que suas experiências são legítimas.

Daniel Lee, CEO da STAT Health.

O CEO acredita que o STAT ajudará pacientes a aprenderem sobre seus corpos e o que é melhor para eles.

O objetivo é dar a eles uma ferramenta para medir o que importa, para que possam viver uma vida normal a maior parte do tempo.

Daniel Lee, CEO da STAT Health.

Até o momento, a empresa conseguiu levantar cerca de US$5,1 milhões em financiamento inicial e um aporte separado da Força Aérea dos Estados Unidos.

Com informações de CNBC e Medical Device Network.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.