Anualmente, no dia 30 de junho, a comunidade astronômica celebra o Asteroid Day (Dia Internacional do Asteroide). A data foi sancionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como marco de conscientização pública sobre o papel dos asteroides na formação do Sistema Solar, seu impacto nos recursos espaciais e a importância de defender nosso planeta de possíveis colisões futuras.

Segundo estimativas da NASA, que monitora as trajetórias de todos os asteroides considerados potencialmente perigosos, a Terra não enfrenta qualquer risco de impacto apocalíptico pelo menos nos próximos 100 anos. Esse acompanhamento é fundamental para colocar em prática sistemas de defesa planetárias que se fizerem necessários em casos reais de ameaça.

publicidade

Para saber um pouco mais sobre os asteroides e, principalmente, sobre o Asteroid Day, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (16), que tem como convidada a produtora de conteúdo, redatora e fundadora do blog Papo Astronômico, Bruna Marques, que é coordenadora nacional do movimento no Brasil.

A convidada do Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (16) é a coordenadora nacional do Asteroid Day Brasil, Bruna Marques. Créditos: Dima Zel/Shutterstock/Logo Oficial Asteroid Day/Edição: Olhar Digital/Bruna Marques Arquivo Pessoal

Entre outros assuntos relacionados ao tema, ela vai contar o que motivou a criação do movimento, que tem o nosso país como referência internacional, e explicar como os interessados podem participar dos eventos.

publicidade

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!