Apagão no Reddit: diretoria se irrita e promete mudanças na plataforma

Rede social não cedeu aos protestos e disse que isso irá gerar novas regras para moderadores
Tamires Ferreira16/06/2023 11h40
Pessoa segurando iPhone com logomarca do Reddit na tela e, ao fundo, logomarca do Reddit em outra tela
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao que tudo indica, o apagão do Reddit como forma de protesto contra os novos preços das APIs levará a mudanças significativas na plataforma. Sem ceder a greve, o CEO da rede social, Steve Huffman, disse em entrevista à NBC que novas regras serão definidas para estabelecer um novo relacionamento com usuários, dando a eles e ao site o poder de remover moderadores. 

O que aconteceu? 

  • No início do mês, o Reddit decretou mudanças na API da empresa, as quais gerariam custo para os aplicativos terceirizados; 
  • Com essa cobrança de acesso ao recurso, alguns desenvolvedores declararam o fim de apps, como o Apollo e RIF (Reddit is Fun); 
  • Em decorrência disso, usuários de milhares de comunidades no Reddit entraram “em greve” contra a plataforma; 
  • Huffman defendeu as mudanças na API, dizendo que “o Reddit precisa ser um negócio autossustentável e, para isso, não podemos mais subsidiar entidades comerciais que exijam uso de dados em larga escala”; 
  • Nesta semana, embora o CEO tenha afirmado que a “greve” dos subreddits iria “passar” (a greve deveria ter durado 48 horas), parte deles permanecem privados em resistência às mudanças. 

Leia mais! 

Segundo a reportagem, Huffman quer permitir que usuários comuns votem contra moderadores com mais facilidade caso suas decisões não sejam as da maioria. Ele disse que o novo sistema seria mais democrático e permitiria que um conjunto mais amplo de pessoas responsabilizasse os moderadores. 

No Reddit, a declaração gerou polêmica, principalmente após um representante da empresa comentar o assunto. “Comunidades ativas contam com milhares ou até milhões de usuários, temos o dever de manter esses espaços ativos”. 

Se uma equipe de moderadores decidir, por unanimidade, interromper a moderação, convidaremos novos moderadores ativos para manter esses espaços abertos e acessíveis aos usuários. Se não houver consenso, mas pelo menos um moderador que queira manter a comunidade funcionando, respeitaremos suas decisões e removeremos aqueles que não querem mais moderar a equipe. 

Funcionário não identificado no Reddit. 

O comentário foi interpretado por alguns moderadores como uma ameaça direta, embora ainda não esteja claro se as regras serão de fato aplicadas. 

Acho que é hora de crescermos e nos comportarmos como uma empresa adulta.

Acrescentou Huffaman ao NPR.
Ícone do aplicativo do Reddit num aparelho da Apple
(Imagem: Matt Slocum/AP)

Em entrevista ao The Verge, o executivo da plataforma explicou anteriormente que o Reddit “nunca foi projetado para oferecer suporte a aplicativos de terceiros”, por isso as mudanças nas APIs foram necessárias.  

Eu não sabia — e isso é minha culpa — até que ponto eles estavam lucrando com nossa API, que não eram instituições de caridade. Essas pessoas que estão bravas, estão bravas porque costumavam conseguir algo de graça, e agora não vai ser de graça.

O apagão do Reddit vem afetando a companhia de diversas formas, desde a insatisfação de usuários com a API, com a greve (que impede pesquisas específicas) e até as buscas no próprio Google (entenda aqui). Agora, no entanto, a empresa pode estar sentindo também o impacto na publicidade, já que segundo relatos anunciantes pausaram temporariamente as ações de marketing na plataforma. 

Em suma, todas as ações e suas consequências provavelmente irão tornar o Reddit ‘um lugar’ bem diferente do que era antes do apagão. Segundo o diretor associado do grupo de direitos digitais da Electronic Frontier Foundation, o que está acontecendo é um padrão comum e muito visto entre empresa-cliente. “O que vemos é que quando uma plataforma vira as costas para a comunidade, não termina bem.” 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.