Soundbar e Home Theater são ambos equipamentos de som voltados para o uso doméstico. Os itens são indicados para aprimorar a experiência do usuário durante a exibição de filmes, além de oferecer mais versatilidade de conexão, compatível com televisores, aparelhos de DVD, notebooks e muito mais. A seguir, confira qual equipamento nós indicamos para a sua casa.

Leia mais:

Quais as diferenças entre Soundbar e Home Theater?

Soundbar Samsung branca
Imagem: Samsung / Divulgação

A Soundbar é uma “barra de som”, como a própria tradução da palavra inglesa já indica. O equipamento possui diversas peças integradas em único produto, como alto-falantes, caixas de som, e sistema de processamento e configuração. Desta forma, é um item mais compacto, mais barato e que ocupa menos espaço. Apesar de alguns modelos deterem uma performance imersiva considerável, o seu maior objetivo é oferecer um sistema de som totalmente integrado e fácil de ser administrado para ampliar a qualidade sonora dos televisores de tela plana.

home theater na sala em casa
Reprodução: MING/Unsplash

Já o Home Theater é um sistema mais robusto para a reprodução de áudio, pois acompanha um receiver: um equipamento que recepciona os sinais de áudio e vídeo, e transmite as informações para duas ou mais caixas de som, que costumam ter um hardware eficiente e moderadamente grande para oferecer uma potência sonora mais imersiva.

publicidade

Qual o melhor equipamento para se ter em casa?

soundbar s2
Reprodução: Jens Kreuter/Unsplash

Ambos os equipamentos oferecem uma boa experiência durante a reprodução de filmes, séries, jogos de videogame ou músicas. A indicação de uso, contudo, depende do quanto você está disposto a pagar, as características do ambiente onde você mora, e o nível de imersão que deseja ter.

A Soundbar é um equipamento menos robusto que o Home Theater. Ou seja, ela não apenas costuma ser menor, como as características de hardware também não oferecem um sistema de imersão tão profundo quanto o do Home Theater. Contudo, ela costuma ter, sim, um som de qualidade e detém um preço mais acessível, o que deve agradar a maioria dos públicos. Além disso, a Soundbar também é mais sugerida para ambientes menores ou para casas pequenas, visto que a sua potência oferece uma escala menor que a do Home Theater.

Home Theater em casa na tv
Reprodução: HiFi Club

Já o segundo equipamento, o Home Theater, é muito popular entre os consumidores que desejam alta imersão em experiências sonoras. Isso porque o produto costuma ser robusto, com duas ou mais caixas de som moderadamente grandes, hospeda um sistema de áudio 3D com vários canais (Som Surround), e é preferencialmente utilizado em ambientes ou casas grandes em virtude de sua potência atrativa de som. Entretanto, os preços costumam ser bem elevados (em se tratamento de um modelo de referência para obter uma ótima imersão de áudio) e o equipamento ocupa muito espaço.

Levando todos esses conceitos em consideração, o mais indicado para escolher um modelo é verificar qual a sua prioridade durante a exibição de filmes e músicas, se há espaço o bastante para acomodar o aparelho, e se você pode pagar por ele.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!