Soundbar é um dispositivo de áudio projetado para melhorar a qualidade do som de uma TV ou sistema de entretenimento doméstico. Ela é uma barra de alto-falantes compacta e longa que você deve posicionar próximo da televisão.

Leia também:

O objetivo principal de uma soundbar é proporcionar uma experiência de áudio mais imersiva em comparação com os alto-falantes embutidos na TV, que geralmente possuem limites em qualidade e potência. Mas, sem que para isso, tenha que instalar um sistema home theater completo.

Quais as vantagens?

Soundbar Samsung branca
Samsung oferece opção branca no modelo HW-S801B. Imagem: Samsung / Divulgação

As soundbars geralmente contêm vários alto-falantes, amplificadores e processadores de áudio, permitindo uma reprodução mais rica e envolvente do som. Especificamente em termos de alto-falantes, geralmente elas vão equipadas com:

publicidade
  • Woofers: responsáveis pela reprodução das frequências mais baixas, ou seja, os graves. Por isso, normalmente, têm um tamanho maior em comparação com outros alto-falantes. Alguns modelos podem ir com uma caixa subwoofer separada.
  • Midranges: responsáveis pela reprodução das frequências médias, que abrangem os vocais e a maior parte do conteúdo sonoro.
  • Tweeters: responsáveis pela reprodução das frequências mais altas, como os agudos. Eles geralmente têm um tamanho menor e podem ter uma abertura direcional para melhor dispersão do som.

Além disso, muitas soundbars modernas possuem recursos adicionais, como conectividade Bluetooth, suporte a dispositivos de streaming e até mesmo assistentes de voz integrados, como Amazon Alexa ou Google Assistente.

Dependendo do modelo, você pode conectar a soundbar à TV por meio de cabos de áudio (como HDMI, óptico ou auxiliar) ou parear com o aparelho (desde que tenha conexão sem fio).

Qual é a melhor marca de soundbar?

As marcas de soundbar mais populares entre os consumidores são Samsung, JBL e LG. Embora a marca seja um indicador de qualidade importante, existem outros fatores a serem considerados:

  • Potência em RMS: em geral, uma soundbar com uma potência RMS mais alta é capaz de fornecer um som mais alto e preencher um espaço maior com som.
  • Número e posicionamento dos alto-falantes: geralmente, um aparelho de mais qualidade possui vários alto-falantes internos, posicionados estrategicamente. Modelos mais avançados podem ter alto-falantes direcionais ou projetados para criar um efeito de som surround virtual.
  • Recursos adicionais: hoje, existem muitos modelos equipados com Dolby Atmos e inteligência artificial (como o AI Acoustic Tuning, da LG, que otimiza o som conforme o ambiente).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!