Apesar de ser uma grande apoiadora e investidora em Inteligência Artificial (IA), a Alphabet, empresa controladora do Google, está alertando os funcionários sobre o uso de chatbots. Isso, enquanto ela própria comercializa a sua ferramenta, o Bard. O motivo seria precaução com informações confidenciais.

Leia mais:

publicidade

O que aconteceu?

  • Segundo fontes que falaram à Reuters anonimamente, a empresa controladora do Google aconselhou os funcionários a não inserirem dados e materiais confidenciais em chatbots de IA, incluindo o Bard.
  • O conselho segue uma política antiga da companhia de proteger suas informações.
  • Ainda, a Alphabet teria aconselhado os engenheiros a evitar o uso de códigos de computador gerados por IA, o que é contraditório dentro das possibilidades da tecnologia.

O que pode acontecer?

  • Os chatbots de IA aprendem absorvendo os dados fornecidos por seres humanos.
  • Pesquisadores descobriram que se uma IA receber dados confidenciais, ela pode absorvê-los em seu sistema como parte do treinamento e, posteriormente, reproduzi-los.
  • Assim, cria-se um risco de vazamento de dados.
Bard google
Bard está incluso nas recomendações da Alphabet (Foto: gguy/Shutterstock)

Resposta do Google

Quanto à sugestão aos engenheiros, a empresa respondeu que o Bard pode gerar códigos indesejados, mas no geral ajuda os programadores.  O Google também disse que pretende ser transparente sobre as limitações de sua tecnologia.

Negócios

Os conselhos mostram que o Google não pretende revelar suas estratégias e quer continuar concorrendo com os rivais, como o ChatGPT, em pé de igualdade.

publicidade

A medida também mostra como as big techs, principalmente no ramo de IA, têm sido cada vez mais conservadoras e cautelosas no que diz respeito à privacidade e segurança dos dados.

Algumas, como a Apple, já até proibiram que seus funcionários usem o ChatGPT.

publicidade
Logomarca do Google AI rodeada pelos ícones do aplicativos do Google
Google não é a única empresa com ressalvas sobre IA (Imagem: Divulgação/Google)

Alertas do Bard

Um aviso de privacidade do Google atualizado em 1° de junho pede que o usuário “não inclua informações confidenciais ou sensíveis em suas conversas com o Bard”.

Nesta semana, o chatbot de IA teve seu lançamento forçadamente adiado na União Europeia, justamente por não detalhar quais são suas políticas de segurança e privacidade ou o que faz com os dados dos usuários.

publicidade

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!