ButanVac: Instituto Butantan recruta voluntários para testes da vacina

Instituto Butantan é referência no desenvolvimento de imunizantes em São Paulo; ButanVac será oferecida como dose de reforço
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 19/06/2023 21h48
Lote com insumos coronavac
Imahem: rafapress/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Instituto Butantan segue recrutando voluntários para participar nos testes da vacina ButanVac, contra a Covid-19. Os ensaios clínicos são para as fases dois e três nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, além do Distrito Federal.

A fase três se inicia somente após a conclusão da fase dois, e segue os mesmos requisitos quanto ao perfil dos voluntários.

Leia mais:

Locais

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, está selecionando voluntários nas cidades de São Caetano, Serrana, Valinhos e aCapital (SP); Rio de Janeiro (RJ) e Volta Redonda (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF).

Requisitos

Para participar, o voluntário deve ser maior de 18 anos e já ter recebido quatro doses de qualquer vacina contra a Covid-19, além de ter condições médicas estáveis.

Além disso, a última dose da vacina precisa ter sido aplicada em até quatro a oito meses.

Os interessados podem se inscrevem nos próprios centros participantes.

Escadaria e entrada do prédio do Instituto Butantan
Instituto é referência na produção de vacinas em São Paulo (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

ButanVac

  • A ButanVac é a vacina do Instituo Butantan contra a Covid-19, que será oferecida como dose de reforço à população brasileira;
  • O imunizante é produzido com a mesma tecnologia da vacina contra a gripe, a partir da inoculação de vírus modificado da doença de Newcastle que contém a proteína Spike do SARS-CoV-2 estabilizada em ovos embrionados de galinhas;
  • O vírus que infecta as aves é inofensivo aos seres humanos;
  • A técnica é especialidade do Instituto Butantan e fornece alternativa barata para a produção: são 80 milhões de vacinas da gripe produzidas anualmente;
  • A fase um foi concluída em fevereiro de 2022 e os resultados mostram que a vacina é segura e imunogênica (induz produção de anticorpos).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.