As vendas globais de smartphones caíram no primeiro trimestre de 2023, exceto para a Samsung. É o que diz um relatório da empresa de inteligência de mercado TrendForce, que indica que o lançamento do Galaxy S23 salvou a fabricante coreana de ter um desempenho trimestral decepcionante como o das principais concorrentes.

O desempenho do Galaxy S23 fez, inclusive, a Samsung voltar a superar a Apple como a maior vendedora global de smartphones.

publicidade

Leia mais:

No último trimestre de 2022, após o bom lançamento do iPhone 14, a Apple superou a Samsung como líder mundial em smartphones. Mas a posição não durou muito tempo e, com menos vendas do que o esperado para o começo de 2023, a maçã viu a coreana retomar o topo do ranking global.

publicidade

Galaxy S23 impulsiona Samsung; iPhone 14 não impede queda da Apple

Segundo a TrendForce, as vendas da Samsung no primeiro trimestre foram impulsionadas pela linha Galaxy S23 e cresceram 5,5% em relação ao trimestre anterior. Ao todo, a empresa vendeu 61,5 milhões de unidades de celulares ao redor do planeta.

Em comparação ao mesmo período de 2022, no entanto, as vendas da Samsung foram 16,7% inferiores ao primeiro trimestre do ano passado.

publicidade
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
iPhone 14 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Já a Apple sofreu uma queda de 27,5% nas vendas em relação ao último trimestre de 2022, e 11,9% em relação ao começo do ano passado. A empresa vendeu 53,3 milhões de iPhones, sendo que a linha 14 representou 78% das vendas totais.

Apple e Samsung seguem dominando o mercado com folga. A agora líder Samsung é responsável por 24,6% do mercado global, enquanto a fatia da Apple é de 21,3%. A terceira colocada é a Oppo, com 10,6% de market share. As chinesas Xiaomi e Vivo fecham o top 5 mundial.

publicidade

Vendas globais de smartphones caíram

De acordo com a TrendForce, o primeiro trimestre de 2023 foi o pior para o mercado de smartphones desde 2014. Ao todo, foram vendidos 250 milhões de aparelhos pelo mundo, uma queda de 19,5% em comparação aos 301 milhões do fim de 2022.

A previsão do mercado, no entanto, é de reaquecimento nos próximos meses: por mais que a demanda pelo Galaxy S23 deva sofrer queda, a expectativa é de que 260 milhões de aparelhos sejam comercializados ao redor do planeta, o que representaria um crescimento de cerca de 5% em relação ao último trimestre.

Via PhoneArena

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!