Fabricante de aviões elétricos da Embraer pode vender carros voadores

Carros voadores da Eve poderão ser vendidos para três empresas, para implementarem serviços de mobilidade urbana, inclusive no Brasil
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 20/06/2023 17h25, atualizada em 21/06/2023 21h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de aviões elétricos Eve anunciou nesta terça-feira (20) que assinou carta de intenções para possivelmente vender seus “carros voadores” para três outras empresas operá-los. A companhia é controlada pela brasileira Embraer e deve fornecer até 150 modelos, inclusive para rodar no Brasil.

Leia mais:

Venda

  • A Eve anunciou durante o Paris Airshow que pretende vender os carros voadores para as companhias Voar Aviation, Nordic Aviation e Wideroe Zero;
  • O acordo estima que sejam 70 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (os eVTOLs) para a Voar, 30 aeronaves para a Nordic e 50 para a Wideroe;
  • A empresa já tem mais de 2,8 mil pedidos para os veículos antes mesmo de iniciar a produção;
  • Além disso, a Eve recentemente concluiu os testes em túnel de vento para veículo futurista que deve realizar operações comerciais em 2026.

Serviço de táxi aéreo elétrico já tem data para decolar no Japão
Volocopter é outra empresa que pretende adotar serviços de taxis aéreos (Imagem: Divulgação/Joby Aviation)

Onde os carros voadores vão operar

De acordo com o acordo assinado pela Eve, os “carros voadores” vendidos para a Voar operariam em áreas metropolitanas e pontos turísticos do Brasil, como São Paulo, Florianópolis e Salvador.

A Nordic adquiriu 15 unidades para a empresa e mais 15 para serem alugados para operadores de frota. Já a Wideroe lançará operação própria de “carros voadores” na Escandinávia.

Embraer
Empresa Eve é controlada pela brasileira Embraer (Imagem: Divulgação/Emnrae )

eVTOL

Os eVTOL são um misto de carro e helicóptero elétrico. A proposta dos veículos é desafogar o tráfego rodoviário nas cidades mais movimentadas, além de promover a adoção dos elétricos, como parte de objetivos sustentáveis.

As iniciativas do setor têm chegado como alternativas de revolucionar a mobilidade urbana com soluções aéreas.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.