Em qualquer tipo de câmera as lentes macro possibilitam tirar fotos de perto, em close-up, permitindo focar em objetos muito próximos ou pequenos.

Hoje em dia, muitos celulares já possuem uma lente macro integrada, podendo ser utilizada para fotografar imagens de insetos, flores, plantas, alimentos e objetos pequenos. Além disso, servem para capturar detalhes de um contexto maior, de forma criativa.

publicidade

Leia mais:

Como a lente macro funciona?

Com uma lente macro, o assunto da foto é reproduzido em tamanho real, ou ampliado no sensor da câmera, ocupando a maior parte do campo de visão. Com isso, o nível de detalhamento para a exibição da foto em tela, ou até mesmo impresso, é elevado, evidenciando todos os pormenores do tema.

publicidade

Para isso, a lente macro trabalha com uma distância focal que permite que você se aproxime bastante do assunto, com sua câmera ou celular, em uma medida que, geralmente, varia entre 35 e 200 mm.

As variações de distâncias focais atendem a diferentes propósitos: em câmeras DSLR, uma lente Canon EF-S 35 mm Macro IS STM permite uma aproximação de quase 15 cm do assunto. Já uma Canon EF 180 mm Macro USM chega a cerca de 50 cm do assunto, sendo ideal para fotos de pequenos animais que não deixam que se aproximem demais.

publicidade
Imagem: Divulgação/Amazon

Lentes macro com distância focal mais longa contam com uma profundidade de campo, ou seja, a área focada pela câmera, menor, criando um efeito de desfoque que pode destacar o assunto.

Para ser considerada “verdadeira”, a lente macro precisa ter uma taxa de ampliação de 1:1, conseguindo reproduzir o conteúdo no sensor na mesma proporção de seu tamanho real.  

publicidade

Porém, lentes com taxa de ampliação entre 2:1 e 10:1 (de duas a dez vezes o tamanho real) também são consideradas macro. Se a lente tiver valores como 1:2 e 1:3, não pode ser caracterizada como tal, uma vez que essas taxas indicam uma proporção de metade e um terço do tamanho real, respectivamente.

Imagem: Microfotografia de Alvaro Migotto, Nikons Small World / Divulgação

Não confunda! Apesar de nomes parecidos, a macrofotografia é diferente da microfotografia. Enquanto a primeira consiste em fotos de assuntos em tamanho real, ou ampliado em até dez vezes, a segunda trata de imagens com ampliação superior a dez vezes sobre o tamanho real. É muito usada para objetos minúsculos, muitas vezes não visíveis a olho nu.

Como fazer boas fotos com a câmera macro do celular?

Antes de dar dicas sobre como fazer boas fotos com a câmera macro, é importante ressaltar que é preciso ficar atento também às condições de luz, e outras características do ambiente, que fazem diferença para qualquer foto.
Seguem os detalhes que influenciam para uma boa captura:

  • Iluminação: os níveis adequados de luz permitem que mais detalhes sejam capturados, facilitando o foco. Quando há baixa luminosidade, uma luz flash embutida ou externa pode ser usada;
  • Plano de fundo: é importante observar o fundo da imagem para ajudar a destacar o tema, ou compensar uma iluminação insuficiente, como é o caso de um fundo claro para um fundo escuro;
  • Estabilização: para evitar que movimentos façam com que a câmera perca o foco ou “borre” a imagem, é aconselhável o uso de tripé ou superfície de apoio;
  • Velocidade do obturador: escolher uma velocidade do obturador de 1/250 segundos ou mais, pode prevenir “borrões” ou desfoque, dependendo das condições da cena e da distância focal;
  • Foco manual: ajustes manuais podem permitir macros mais rápidas e precisas, uma vez que a focagem automática apresenta bons resultados, mas costumam exigir testes até alcançar o foco ideal;
Celular com câmera boa como escolher
Imagem: Carey Jaman / Shutterstock
  • Abertura de lente: quanto maior a abertura de lente, mais luz é capturada, o que ajuda na nitidez. Mas, isso diminui a área de foco e profundidade de campo, exigindo cuidado no ajuste desse parâmetro;
  • Limpeza da lente: uma lente suja pode estragar qualquer foto, principalmente a macro, que valoriza pequenos detalhes. Mantê-la limpa facilita a focagem e evita que os detalhes não sejam capturados;
  • Modo macro: algumas câmeras e celulares possuem a função macro, que facilita o registro desse tipo de fotografia. Contudo, é importante fazer testes para descobrir as limitações do recurso, como a distância mínima em relação ao tema.

Limitações de lentes macro em smartphones

Em celulares de entrada e intermediários é, de certa forma, comum ter câmera com lente macro. Porém, muitos deles contam com sensores de baixa qualidade, que oferecem resolução entre 2 e 5 megapixels.

Com isso, mesmo permitindo o foco em um tema próximo, a nitidez da foto pode ser comprometida, assim como a saturação de cores. Além disso, as fotos em baixa resolução não são boas para edição ou impressão, o que limita o uso desse tipo de câmera.

É possível fazer macrofotografia sem uma lente macro?

Sim, fotos macro podem ser feitas sem uma lente macro dedicada. Em celulares, essa pode ser uma forma de contornar as limitações físicas e os problemas com sensores de baixa resolução já citados.

Alguns fabricantes combinam diferentes câmeras de smartphones com técnicas de fotografia computacional, para registrar detalhes de uma cena com alta precisão. O iPhone 14 Pro, por exemplo, faz fotos macro com a lente ultrawide.

Outro caso parecido é do Moto G60, que possui uma câmera de 8mp, concentrando as funções de ultrawide e macro. Enquanto isso, o Galaxy S23 Ultra usa uma lente telefoto para fazer esse tipo de fotografia.

A câmera consegue fazer uma foto macro, independente da lente, se o tema for registrado com close-up (visão próxima e detalhada), e tiver ampliação 1:1, mantendo seu tamanho real no sensor.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!