Após impasse na negociação, parece que falta pouco para a BYD oficializar a compra da antiga (e última) fábrica da Ford no Brasil. Desativada desde 2001, as instalações ficam no município de Camaçari, na Bahia.
A notícia foi anunciada durante um evento em Salvador por Jerônimo Rodrigues (PT), governador do estado.
Tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos. (…) Nossa expectativa é que no mês de julho a gente possa fazer o anúncio
Leia mais:
- BYD mira tecnologia inovadora para desafiar a Tesla
- Hatch, Sedan e SUV: entenda as classificações de modelos de carros
- BYD trará ao Brasil SUV elétrico capaz de flutuar na água; veja detalhes
O que você precisa saber
- Já fazem alguns meses desde que a negociação com a Ford pelo parque industrial travou.
- O projeto da montadora envolve produzir desde carros de passeio, até automóveis pesados (caminhões e ônibus) e baterias.
- Segundo Rodrigues, uma equipe da BYD já está no Brasil para tocar os planos de implantação da fábrica.
O governador acrescenta que a vice-presidente global da BYD, Stella Li, também virá ao Brasil em breve (entre o fim de junho e início de julho), provavelmente para oficializar o negócio. O projeto é visto como crucial para desenvolver e diminuir os custos dos carros eletrificados no Brasil.
Vale recordar que a BYD planeja instalar uma nova fábrica feita do zero no país em caso de desistência da Ford ou de limitações técnicas da antiga planta.
Novo carro elétrico da BYD chega este mês no Brasil
Falando na BYD, o novo carro elétrico da empresa, o Dolphin, já tem data confirmada para ser lançado no Brasil. O modelo será apresentado em 28 de junho, próxima quinta-feira, quando a marca chinesa revelará detalhes sobre especificações, versões e preços para o mercado nacional. Veja tudo que já sabemos sobre o modelo aqui.
Com informações da Quatro Rodas
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!