O governo brasileiro está oferecendo mais incentivos para que a gigante chinesa BYD consiga instalar uma fábrica de carros elétricos na Bahia. Segundo fontes anônimas ouvidas pela Reuters nesta quinta-feira (13), a oferta inclui um plano B importante.

Vale lembrar que a montadora estava perto de assumir uma antiga fábrica da Ford, entretanto, a negociação pelo parque industrial de Camaçari travou. Agora, o novo plano das autoridades é oferecer um local alternativo onde a BYD possa construir uma nova planta caso a Ford desista do negócio.

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reuniu com executivos da marca de carros elétricos durante visita à China. A companhia não teria imposto obstáculos para abrir uma nova fábrica no Brasil. Segundo o relato de uma das fontes, foi dito que a adaptação de uma fábrica antiga pode até demorar mais do que construir uma do zero.

Carro elétrico Byd Han
Imagem: Divulgação/BYD

O impasse já se arrasta desde o fim do ano passado. Em outubro, a BYD assinou um acordo com o governo da Bahia sinalizando planos de investir R$ 3 bilhões para produzir veículos elétricos em Camaçari. A expectativa da empresa era fechar o negócio ainda em 2022.

publicidade

Avançando para março de 2023, outra fonte próxima à BYD relatou à Reuters que os documentos para a assinatura do acordo já estavam não mãos de executivos americanos da Ford, ainda assim, a negociação ainda não avançou.

Leia mais:

publicidade

BYD também vai implantar VLT elétrico na Bahia

O acordo entre a gigante chinesa e o governo da Bahia vai além da produção de veículos. A BYD também atua na área de energia limpa e VLTs (os Veículos Leves sobre Trilhos). Tirando proveito disso, a Skyrail Bahia, um dos braços da companhia, também será responsável por aposentar a frota de trens a combustão do Subúrbio Ferroviário de Salvador e implementar VLTs totalmente elétricos.

Saiba mais sobre a novidade aqui.

publicidade

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal